Na tarde de quinta-feira, 16, uma equipe da Polícia Ambiental recebeu um chamado para verificar uma situação de destruição de vegetação nativa e posse ilegal de arma de fogo, na região do Pitinga, zona rural de Morretes.
Durante o patrulhamento pelo local, os policiais avistaram o automóvel citado nas denúncias, um Mitsubishi Pajero de cor preta. A abordagem foi realizada, e durante a busca no interior do veículo foi encontrado uma pistola calibre 9mm com dois carregadores municiados. No porta-malas foi encontrado uma Pump Military CBC 3.0 (arma de fogo).
Questionado sobre as armas e munições, o proprietário do veículo informou ser CAC (Colecionador, Atirador desportivo e caçador), e que possuía as documentações em sua chácara, a cerca de 100 metros do local da abordagem.
Ao chegarem no imóvel, os policiais encontraram dois cartuchos deflagrados calibre 12 no quintal, onde o proprietário relatou que na data anterior havia efetuado os disparos, pois teria comprado a arma a pouco tempo e estaria testando.
Quando as equipes entraram no imóvel, foi localizado no quarto, uma pistola calibre .765 municiada, mais 10 munições calibre .32 e quatro de calibre .765. Em uma sacola foram encontradas mais 60 munições deflagradas.
Ao ser questionado novamente sobre as armas e munições, o abordado informou que as tinha para sua defesa pessoal, em virtude de uma questão de disputa judicial.
Diante dos fatos, o abordado, de 42 anos, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Morretes, para as providências cabíveis.