Um homem de 38 anos foi preso por policiais militares da 1.ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, na madrugada de segunda-feira, 22, em Guaratuba, durante uma fiscalização de rotina realizada no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, na PR-412, no Km 26, no balneário Coroados.
Dentro do carro que ele conduzia, um Fiat Uno, cor branca, com placas de Guaratuba, os policiais encontraram, no porta-malas, nove feixes de palmito "in natura", totalizando 380 unidades. O produto transportado não tinha nenhum tipo de documentação, fiscal ou ambiental, o que constitui crime.
O homem preso é morador no bairro Mirim e disse ter comprado o palmito na cidade e que o produto seria revendido em Santa Catarina. Ele foi conduzido ao posto da Polícia Ambiental em Guaratuba e assinou um Termo Circunstanciado, por crime ambiental.
Todo palmito apreendido, deve ser doado a instituições de caridade.
FISCALIZAÇÃO
As equipes da 1.ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde realizam com frequência esse tipo de fiscalização na região, o qual tem como objetivo combater o transporte ilegal de produtos de origem vegetal e animal.
Durante a ação de segunda-feira, 22, vários veículos foram abordados na rodovia, que liga o litoral do Paraná, ao estado de Santa Catarina.