Em virtude das festividades carnavalescas, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) desencadeou a Operação Carnaval em todo o Estado no período de 9 a 14 de fevereiro por meio dos Comandos Regionais, além das unidades especializadas e do Corpo de Bombeiros. As equipes atuaram nas proximidades dos desfiles de blocos, escolas de samba e grupos carnavalescos, bem como em bailes e festas públicas com grande concentração de pessoas. A operação teve como objetivo garantir a ordem, a segurança e a tranquilidade de todos, além de evitar crimes e coibir ilícitos.
A operação iniciou-se às 18 horas de sexta-feira, 9, e seguiu até às 7 horas da quarta-feira, 14. Ao todo, foram 22,517 pessoas abordadas, 10,237 veículos e 970 estabelecimentos abordados, sendo 257 adultos e 22 adolescentes encaminhados por envolvimento em diversos crimes e delitos. Os militares estaduais cumpriram um mandado de busca e apreensão e 13 mandados de prisão, bem como lavraram 130 termos circunstanciados e 3.439 autos de infração de trânsito.
As equipes policiais atuaram em todo o Paraná com o policiamento ostensivo e de trânsito nas áreas e locais de concentração de pessoas, sendo apreendidos 211 e recuperados 14 veículos, além do recolhimento de 49 CNHs. As equipes ainda apreenderam 14 armas de fogo, 96 munições, quatro armas brancas, mais de 8,6 quilos de maconha, mais de 1,9 quilo de cocaína, 764 gramas de crack, 189 pontos de LSD e 498 comprimidos de ecstasy.
A operação contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), com as seis subunidades, que aplicou o efetivo de acordo com as necessidades apresentadas na capital, Região Metropolitana e litoral, principalmente em missões especiais e em casos de maior periculosidade. A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) também reforçaram as atividades e auxiliaram no policiamento das equipes dos batalhões de área.
O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) fez ações preventivas nos locais de preservação ambiental para evitar danos à fauna e flora local, bem como inibir crimes que violassem as características originais do ecossistema da região. Nas rodovias estaduais e vias urbanas o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran) aplicaram o policiamento ostensivo, para evitar o cometimento de infrações de trânsito e, principalmente, de acidentes, através de blitz nos pontos de maior fluxo de veículos, combate a embriaguez ao volante, a ultrapassagem proibida e excesso de velocidade.
Na região fronteiriça, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), juntamente com as unidades de área e outros órgãos de segurança pública, atuou no patrulhamento para coibir a entrada de produtos ilegais, o tráfico de drogas e outros crimes, tanto na área urbana quanto de mata, no Rio Paraná, Lago Itaipu e seus afluentes. O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também atuou no patrulhamento aéreo e apoio às outras unidades, principalmente no litoral.