Com o objetivo de diminuir a incidência dos crimes de furto e roubo nos municípios do litoral do Paraná, a Polícia Militar deflagrou, no início da noite de segunda feira, 31, a segunda fase da operação “Cinturão Verde”, realizada nos sete municípios do Litoral do Estado.
De acordo com informações do setor de Comunicação Social do 9.º Batalhão, o objetivo da ação, com a ampliação na aplicação do policiamento ostensivo, foi aumentar a segurança do trabalhador, considerando o início do mês e os pagamentos, assim como o aumento significativo nas compras e, consequentemente, a quantidade de dinheiro circulante no comércio, o que pode atrair ações delituosas.
Através de um planejamento realizado pelo comandante do 9.º BPM, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres, que toma como base de dados o sistema Capegeo, plataforma que auxilia na análise geocriminal e suas relações topológicas, elencando os locais de maior incidência criminal, ocorreram ações de bloqueio policial e batida policial.
Ações foram realizadas em todo o Litoral
As blitze visaram abordagens de pessoas e veículos em situação de suspeição, com a precípua voltada a pessoas transitando em motocicletas com dois ocupantes, buscando prevenir e reprimir atos ilícitos que possam colocar em risco a integridade física e patrimonial do cidadão. Todo o efetivo disponível (administrativo e operacional) do 9.º BPM foi utilizado na operação.
RESULTADOS
Durante os dois dias de operação “Cinturão Verde 2”, houve a abordagem de 216 veículos. Também foram 274 pessoas abordadas e 17 encaminhadas para o Cartório PM para elaboração de Termo Circunstanciado por porte e uso de entorpecente. Ainda houve apreensões de veículos em situação irregular e também foi preso um homem de 32 anos acusado de roubo.
O suspeito foi preso depois que uma equipe da PM foi abordada por um jovem, o qual relatou ter sido vítima de roubo minutos antes, tendo sido subtraído pelo autor um aparelho celular. Imediatamente uma equipe de policiamento com motos iniciou às diligências e encontrou o acusado detido por populares. O aparelho celular foi recuperado e entregue a vítima e a ocorrência encaminhada para a delegacia de polícia.