Ao verificar as placas de um veículo estacionado de forma irregular na frente de uma residência, no bairro Mangue Seco, em Matinhos, guarnições da RPA – Rádio Patrulha Auto, da Polícia Militar, encontraram na tarde de sexta-feira, 9, por volta das 16h, dois laboratórios do tráfico.
As duas estruturas completas estavam montadas no interior de uma casa, na Rua São Miguel, local da primeira abordagem, e dentro de outra residência, na Rua Carlos Pedro Cumerlato, no balneário Praia Grande. Um homem, de 30 anos, foi preso.
ESTACIONADO
Enquanto verificavam as placas de identificação do veículo VW UP estacionado irregularmente na frente da casa, um homem saiu do interior imóvel e foi abordado. Com ele, nada de ilícito foi encontrado.
Durante o procedimento, outro indivíduo saiu da residência e ao perceber a movimentação policial, jogou um objeto no chão, e correu pelo quintal. Perseguido pelos militares, ele não foi localizado.
Ao percorrer o caminho usado pelo rapaz, os policiais recolheram um celular que estava jogado no chão e visualizaram pela janela do imóvel uma porção de maconha e vários pés do entorpecente plantados em vasos.
Diante da situação suspeita, as equipes entraram na casa e encontraram três estufas grandes usadas para o cultivo do entorpecente. Os equipamentos instalados no local contavam com máquinas de ventilação, iluminação e controle de temperatura.
Sacos com adubo, aquecedores, equipamentos de medição eletrônica, peças e máquinas sobressalentes também foram apreendidas no local.
Após identificar o suspeito que fugiu correndo, os militares constataram que além de ser o responsável pelo imóvel, ele também era proprietário do veículo que estava estacionado na calçada.
Dentro do carro foi aprendida uma porção de maconha, embalagens com adubo, documentos e o controle eletrônico de um portão. Uma conta de luz, em nome do indivíduo que fugiu, levou as equipes até outro imóvel, no balneário Praia Grande.
SEGUNDO LABORATÓRIO
Seguindo com as diligências e tentando localizar o suspeito, os militares cercaram a residência e visualizaram pela janela da cozinha uma prensa industrial e um pacote plástico com maconha.
As equipes entraram no imóvel e encontraram sacos com adubo, ventiladores, uma bomba de vácuo com sistema de instalação completo, balanças de precisão, equipamentos eletrônicos semelhantes aos recolhidos na abordagem anterior, uma porção de haxixe, dois cogumelos embaladas à vácuo e cadernos com instruções sobre o cultivo de maconha.
Todo o material apreendido e o indivíduo preso durante a primeira abordagem foram encaminhados para a Delegacia Cidadã.