Polícia

PF INVESTIGA POSSÍVEIS ATOS PREPARATÓRIOS DE TERRORISMO

A Operação Trastejo deflagrada pela Polícia Federal investiga possíveis atos preparatórios de terrorismo. Durante a mobilização foram apreendidos uma espingarda calibre 32 e muitos simulacros de arma

e8m5yma 1630611175

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 2, a Operação Trastejo, que investiga possíveis atos preparatórios de terrorismo.

Os mandados de prisão temporária e busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal da Seção Judiciária de Maringá. Foram apreendidos uma espingarda calibre 32 e muitos simulacros de arma.

lthcyvfa 1630611219

A PF apurou que o indivíduo vinha mantendo contato direto com radicais islâmicos no exterior, manifestando intenção de viajar para outros países, como o Iraque, e incorporar-se a organizações terroristas.

Além disso, o investigado circulou vídeos em grupos na internet em que, encapuzado, exibia armas, munição, rádio comunicador, cédulas de dólares americanos, dentre outros itens, proferindo conteúdo extremista e manifestando desejo de executar mortes de inocentes em uma ação suicida.

O preso possui extenso histórico de registros criminais, incluindo posse de entorpecente, ação penal pela prática do crime de homicídio qualificado e condenação por posse irregular de arma de fogo e outra por tentativa de roubo.

A investigação constatou que o preso possui treinamento para o manuseio e emprego de armas, além de motivação (radicalismo religioso) e meios (armas e munições), podendo a qualquer momento ou oportunidade fechar o ciclo para a consumação de ato terrorista. Conforme previsão da Lei de Enfrentamento ao Terrorismo sobre a prática de atos preparatórios ao terrorismo com o propósito inequívoco de consumar tal delito (art. 5º, caput, da Lei n. 13.260/2016), a Polícia Federal desencadeou a operação de hoje. As penas previstas na lei chegam a 30 anos de reclusão.

Como o investigado divulgava ser professor de música por meio das redes sociais, o nome da operação é uma referência a um defeito no braço do instrumento de corda que provoca problemas na emissão do som.

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal

Você também poderá gostar

PF INVESTIGA POSSÍVEIS ATOS PREPARATÓRIOS DE TERRORISMO

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.