A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 27, a Operação Bucaneiro, com o objetivo de desarticular organização criminosa envolvida com o roubo de cargas, com atuação interestadual, principalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Na ação, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão, um mandado de suspensão de atividade comercial e um mandado de arresto de bens e bloqueio de valores, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa/PR.
No Paraná, as ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Curitiba, Campina Grande do Sul, Rio Negro, Guarapuava e Castro.
Foram mobilizados 50 policiais federais, que contaram com o com apoio do Grupo Tigre e do Grupo de Operações Aéreas, ambos da Polícia Civil do Paraná.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso, munido de informações privilegiadas oriundas de fonte humana de nacionalidade paraguaia, agia utilizando-se de uniformes de forças policiais e armamento de grosso calibre. Com isso, os indivíduos abordavam caminhões carregados de produtos contrabandeados (cigarros/pneus), após cruzarem a fronteira brasileira.
Após as abordagens, os integrantes da organização criminosa mantinham os motoristas em cárcere privado e os abandonavam, logo depois, em local ermo.
A carga trazida do Paraguai era descarregada na Região de Ponta Grossa e depois distribuída aos estados brasileiros. Além disso, os caminhões abordados eram trazidos para a Região Metropolitana de Curitiba onde eram clonados ou vendidos para desmanches.
Veja o vídeo com imagens da ação policial:
Comunicação Social da Polícia Federal.