Polícia

PCPR prende homem que cortava orelhas de cães da raça Pitbull

Na casa onde o procedimento acontecia, os policiais civis apreenderam material cirúrgico e medicamentos.

Um lutador de jiu-jítsu, de 43 anos, foi preso na manhã de segunda-feira, 23, em Paranaguá, durante uma ação da Polícia Civil, no momento em que se preparava para cortar as orelhas de um cachorro da raça pitbull.

foto02(149)

De acordo com a PCPR, o homem se passava por médico veterinário e realizava o procedimento de forma ilegal, na própria residência. No local, foram apreendidos materiais cirúrgicos, alguns enferrujados, e medicamentos.

O delegado que comandou a operação policial, Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, falou sobre o caso durante a coletiva com a imprensa. “É proibido realizar mutilação por estética. Só é permitido se o animal tiver algum motivo patológico. O homem preso disse que fazia o procedimento porque precisava de dinheiro”.

Ainda de acordo com a PCPR, essa não foi a primeira vez que o acusado fez o procedimento.

Uma denúncia anônima levou as equipes até a casa onde a situação estava acontecendo.

PROCEDIMENTO

Durante a coletiva, o médico-veterinário Vandré Araújo, que acompanhou as equipes em Paranaguá, disse que cortar as orelhas dos animais pode até provocar a morte dos cães. “Pode haver uma infecção, a orelha pode necrosar e o animal corre risco. Nesse caso, inclusive, os instrumentos encontrados estavam enferrujados. Além da orelha, tem gente que costuma cortar o rabo também. Isso pode trazer problema neurológico, causando paralisia no cachorro. Meu conselho é que não façam isso”, ressaltou o profissional.

O animal recolhido não corre risco de morte.

LIBERADO

Após ser ouvido na delegacia em Curitiba, para onde foi encaminhado, o homem foi liberado. A PCPR agora procura o dono do pitbull.

Você também poderá gostar

PCPR prende homem que cortava orelhas de cães da raça Pitbull

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.