Um patrulhamento aquático de rotina realizado por equipes do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, na tarde de quinta-feira, 19, na baía de Paranaguá, encontrou nas proximidades do Rio Bucuera, quase mil metros cúbicos de Guaricica, árvore nativa da região, cortada.
Foram apreendidas 50 tábuas e vários caibros desdobrados com motosserra. O material estava em uma área de difícil acesso, perto de um acampamento de lona, montado pelos responsáveis pela extração ilegal da madeira.
As equipes percorreram algumas trilhas pela mata fechada, mas nenhum suspeito foi localizado.
No acampamento, além das madeiras apreendidas, os policiais recolheram 14 cartuchos intactos de munição calibre .22.
Devido à grande quantidade de madeira apreendida, os militares entraram em contato com a secretaria de Meio Ambiente de Paranaguá, que cedeu alguns funcionários que ajudaram na retirada do material apreendido.
A madeira foi encaminhada para a sede da 1.ª Companhia da Polícia Ambiental, no bairro Costeira, e as munições foram entregues na Delegacia da Polícia Federal.
Qualquer informação sobre áreas ilegais de desmatamento, caça ou extração ilegal de palmito, entre outros crimes ambientais, deve ser repassada imediatamente para o 181, Disque Denúncia da Secretaria Estadual da Segurança Pública.