Diversos pássaros silvestres, que eram mantidos em cativeiro sem autorização ambiental, foram apreendidos por policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) em Antonina. A ação foi realizada na terça-feira, 1.º, e duas pessoas foram notificadas por crime ambiental.
Durante patrulhamento no Bairro Tucunduva, local conhecido pela prática ilegal de caça, cativeiro e comércio de pássaros nativos, policiais militares fizeram uma vistoria em duas residências da região e encontraram 12 aves, que eram mantidas presas sem autorização do órgão ambiental competente. Foram apreendidos dois curiós, um patativa, dois sabiás pretos, quatro pixoxós, um bonito lindo, um coleirinho e um trinca-ferro, além de gaiolas e três alçapões (material usado para caça de pássaros).
Dois homens foram identificados e lavrados Termos Circunstanciados de Infração a Lei de Crimes Ambientais contra ambos. As aves apreendidas foram devolvidas ao seu habitat. Já as gaiolas e alçapões foram descaracterizados e, posteriormente, destruídos.