Durante patrulhamento aquático realizado por equipes do Batalhão Ambiental – Força Verde, da Polícia Militar, na tarde de quinta-feira, 12, em várias localidades na baía de Guaraqueçaba, foram apreendidos 120 caranguejos, capturados de forma irregular, e material usado para a captura dos crustáceos.
Os militares encontraram os caranguejos presos em laços armados em áreas de manguezais, nas localidades do Rio Fazenda, Rio da Pimenta e Pedra do Moleque. A prática para a captura do crustáceo é proibida por lei e configura crime ambiental.
Também foram encontrados e apreendidos sacos com mais de dois mil e trezentos laços. O material estava jogado no mangue.
Os laços que prendiam os caranguejos foram cortados e os crustáceos soltos no seu habitat natural.
O material recolhido foi encaminhado para a sede da Polícia Ambiental em Guaraqueçaba, onde foi destruído. Ninguém foi preso.
LIBERADO
O período de captura e comercialização do caranguejo uçá segue liberado até o próximo dia 15 de março, porém algumas regras devem ser respeitadas.
De acordo com uma portaria publicada pelo Instituto Água e Terra (IAT), não podem ser capturadas as fêmeas do caranguejo uçá e machos com menos de 7 centímetros de carapaça. Qualquer forma predatória e que utilize equipamentos irregulares serão considerados crimes ambientais e estarão sujeitos a multa e detenção que varia de 6 meses a 1 ano.