Uma operação integrada envolvendo equipes da Polícia Militar, do Batalhão de Choque da corporação, e da Polícia Civil deflagrada na manhã desta segunda-feira, 6, em Matinhos, cumpriu 49 mandados judiciais.
Durante a mobilização policial, dois indivíduos, um deles, alvo da operação, foram mortos em confronto armado com equipes do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais, da Polícia Militar.
CONFRONTO
O confronto armado aconteceu em uma travessa, na Rua Graciosa, no bairro Sertãozinho.
Durante o cerco de um imóvel, onde um mandado de busca e apreensão seria cumprido, dois homens atiraram contra as equipes. No revide, a dupla foi alvejada e morreu no local.
Socorristas do Siate foram até a residência e constataram os óbitos.
A casa onde o confronto aconteceu ficou isolada até a chegada da Criminalística e do IML – Instituto Médico Legal, para onde os corpos foram recolhidos.
PRESOS
De acordo com as forças policiais envolvidas na operação, 19 pessoas foram conduzidas para a Delegacia Cidadã de Matinhos.
Ao longo da manhã e durante a tarde de segunda-feira, 6, equipes ainda estavam nas ruas, tentando encontrar alguns foragidos e cumprindo mandados de busca e apreensão.
O principal objetivo da operação, batizada de Sambaqui, por ter sido realizada no litoral do estado, era combater o tráfico de drogas e localizar possíveis autores de homicídios ocorridos nos últimos meses, na região.
Em uma entrevista coletiva realizada na unidade da Polícia Civil, a delegada Sâmia Coser ressaltou que as investigações que resultaram na Operação Sambaqui ocorrem há pelo menos cinco meses e envolveram vários policiais e equipes especializadas das duas forças policiais.
Ainda de acordo com a delegada da Polícia Civil, o trabalho de investigação continua. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão muito material ligado a movimentação do tráfico foi recolhido.
Cadernos com anotações, celulares e computadores vão passar por uma analise detalhada das equipes de inteligência.
APREENSÕES
Foram apreendidas durante a ação policial 5 armas de fogo, grande quantidade de maconha, cocaína e crack, notebooks, aparelhos celulares, várias munições, rádios comunicadores e aproximadamente R$ 500 mil.
EFETIVO
A Operação Sambaqui mobilizou cerca de 120 policiais militares e aproximadamente 30 viaturas.
Participaram da mobilização equipes do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais, com apoio do canil, da ROTAM – Rondas Ostensivas Tático Móvel, e do Centro de Inteligência da corporação.
Policiais civis que atuam em Matinhos e em outras especializadas também participaram da operação integrada.
Ao todo, foram expedidos pela Justiça local, 33 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão.
CARRO PAGADOR
Um VW Fox, cor prata, que estava em um dos alvos da ação policial, e que seria usado para guardar dinheiro e transportar grandes valores foi apreendido.
O carro, que também seria usado para efetuar pagamentos do grupo criminoso que eram realizados em várias regiões da cidade, tinha um compartimento secreto instalado no painel. Uma chave especial abria o dispositivo onde as cédulas eram armazenadas.
Dentro do compartimento os policiais encontraram R$ 57 mil.