Polícia

Operação contra organização criminosa em Colombo resulta em mandados de prisão no litoral do Paraná

A ação resultou também na apreensão de drogas, armas, dinheiro em espécie e veículos.

adilson domingues2

Foto: Adilson Domingues/PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 integrantes de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro em operação deflagrada nesta quarta-feira, 26. A ação resultou também na apreensão de drogas, armas, dinheiro em espécie e veículos.

A operação, que contou com a participação de 60 policiais civis, foi deflagrada simultaneamente nos municípios de Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Piraquara e Pontal do Paraná. Além dos mandados de prisão foram cumpridos e 35 de busca e apreensão, além do bloqueio de 25 contas bancárias utilizadas para movimentação ilícita de dinheiro. 

apreensao pcpr1 0
Foto: Adilson Domingues/PCPR

Durante as buscas, os policiais apreenderam 12 quilos de maconha, 169 gramas de crack e 65 gramas de cocaína, além de três revólveres calibre .38, uma pistola 9mm e dez munições de mesmo calibre. Também foram confiscados R$ 73.100 em espécie e sete veículos utilizados pela organização.

No momento do cumprimento dos mandados, o líder do grupo tentou fugir da abordagem policial. Durante a tentativa de escape, ele descartou uma sacola contendo mais de R$ 70 mil em espécie, que foi recolhida pelos agentes.

A operação contou com o suporte do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da PCPR, cujos cães policiais auxiliaram na localização de drogas e armas escondidas. Além disso, a ação recebeu apoio de helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), que forneceu suporte tático aéreo.

INVESTIGAÇÕES – As investigações tiveram início em junho de 2023 e apontaram a prática de crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, receptação de bens, posse ilegal de armas e associação criminosa. Além disso, foram identificadas movimentações suspeitas entre os integrantes, incluindo o uso de contas bancárias de terceiros para movimentar o dinheiro proveniente do tráfico e dificultar a identificação dos responsáveis.

apreensao pcpr2
Foto: Adilson Domingues/PCPR

A PCPR identificou que a organização possuía uma estrutura hierárquica bem definida, comandada por um casal, envolvendo a participação ativa de diversas pessoas em suas atividades ilícitas. Entre as funções estão o controle financeiro, a gestão de pontos de venda e a comercialização.

“A organização atua de forma sistemática e estruturada no município de Colombo, demonstrando um planejamento estratégico que assegura o controle das operações e a obtenção de significativos lucros ilícitos”, explica o delegado da PCPR Victor Loureiro.

O delegado também aponta que os líderes da organização atuavam de maneira estratégica e evitavam contato direto com as drogas, eles utilizavam terceiros para movimentação financeira e distribuição dos entorpecentes. Os lucros obtidos com o tráfico de drogas eram movimentados por meio de empresas fantasmas e contas de terceiros.

Durante as investigações, em junho de 2024, houve a apreensão de 300 quilos de maconha, transportados em um veículo ligado diretamente aos líderes do grupo. Um dos gerentes da organização foi preso.

O líder da organização criminosa possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo, posse/porte ilegal de arma de fogo. Os demais envolvidos também possuem antecedentes por diversos crimes, entre eles roubo, tráfico de drogas, homicídio, roubo de cargas e receptação.

A PCPR segue analisando os materiais apreendidos, incluindo documentos, celulares e registros financeiros e não descarta novas fases da investigação.

Com informações da PCPR

Você também poderá gostar

Operação contra organização criminosa em Colombo resulta em mandados de prisão no litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Operação contra organização criminosa em Colombo resulta em mandados de prisão no litoral do ParanáAvatar de Maickon Chemure

Maickon Chemure

Formado em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2024 como Repórter Policial, além de produções audiovisual. Atua há 16 anos na área de reportagem. Exerce as suas atividades na Folha do Litoral News como coprodutor (PJ).