As fortes chuvas que atingiram a cidade de Matinhos, na noite de quarta-feira, 5, quando houve um acumulado de aproximadamente 123 mm, provocando o alagamento de muitas ruas e avenidas, e gerando uma série de transtornos para moradores e turistas, acabou resultando também na perda de muitas placas veiculares. Cerca de 50 placas foram entregues na Companhia de Polícia Militar instalada na cidade.
Devido aos alagamentos, os motoristas que se arriscaram em trafegar por essas vias, acabaram perdendo a placa dianteira do veículo, que não possui lacre e conta apenas com parafusos de fixação.
Alguns condutores perderam também o para-choque dianteiro do veículo.
Em alguns casos e devido à situação, o motorista não percebe que perdeu a placa veicular, constatando o fato apenas na chegada ao destino.
ORIENTAÇÃO
A Polícia Militar orienta o cidadão que ao encontrar uma placa de veículo em via pública deve deixá-la em uma unidade da corporação.
Já o motorista ou o proprietário do veículo que perdeu a placa de identificação deve registrar o extravio através de Boletim de Ocorrência, que pode ser feito de forma online ou presencialmente em uma delegacia de polícia. O documento é necessário para solicitar uma nova placa junto ao DETRAN.
Vale lembrar que, trafegar sem placa constitui infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e a apreensão do veículo, que será encaminhado para o pátio, como previsto no Inciso VI do Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Com informações e foto da PMPR