Connect with us

Polícia

IHGP sofre ação de vândalos

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá preserva parte da memória da cidade

Publicado

em

Na madrugada desta segunda-feira, 8, o Instituto histórico e Geográfico de Paranaguá  foi invadido, roubaram peças do acervo e vandalizaram o museu. O roubo ocorreu por volta de 1h e foi descoberto pelo  guarda do Museu de Arqueologia e Etnologia que  alertou a equipe do IHGP e acionou a polícia.

Após realização do boletim de ocorrência, está sendo feito um levantamento do que foi roubado. De acordo com o presidente do IHGP,  Diogo Alves, está sendo feito o levantamento para saber o que foi levado. “De imediato podemos dizer que roubaram uma garrucha e uma coleção de moedas antigas. Deixaram tudo bagunçado, quebraram a janela e jogaram várias coisas da prateleira. Ainda nesta segunda-feira poderemos saber as perdas reais que sofremos”, conta.

Acervo

O prédio do atual Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá foi construído em 1896 para sediar a escola humanitária paranaense. Em 1960, foi transformado no IHGP, instituição que, desde então, tornou-se referência pelo seu museu com diversas peças raras em exposição e pelo seu acervo de documentos. O seu acervo possui importantes documentos históricos, livros, obras raras, fotografias e periódicos conservados.

Frequentemente, estudantes, pesquisadores e professores de diversas universidades realizam consultas e pesquisas na instituição. Na biblioteca Hugo Pereira existem diversas obras raras e livros clássicos de autores como Antonio Vieira dos Santos, Julius Plaztmann, Ermelino de Leão, Nestor Victor, Waldomiro de Freitas, Nascimento Junior, entre outros.