Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde que atuam no litoral apreenderam na tarde de terça-feira, 25, três armas de fogo e munições de diversos calibres, durante um patrulhamento de rotina na região rural conhecida como Floresta, na divisa entre os municípios de Paranaguá e Morretes.
Os policiais realizavam uma incursão a pé, por cerca de 5 quilômetros em uma estrada de chão, e ao atravessar o Rio Jacareí, que corta a região, chegaram em uma chácara.
Chovia muito no momento e como a porteira do imóvel estava aberta a equipe entrou no terreno. Após caminhar por uns 200 metros, os policiais flagraram um homem sentado na varanda de uma casa. O indivíduo estava fazendo a recarga de munições quando foi abordado. Ao seu lado, a equipe encontrou uma espingarda calibre .36 e nove munições intactas.
Indagado sobre o armamento o homem disse que possuía outras armas de fogo no interior da residência e mostrou aos policiais onde elas estavam.
No banheiro, atrás da porta, a equipe encontrou uma espingarda calibre .20, com uma munição deflagrada e cinco intactas. Dentro de um guarda-roupas, os policiais encontraram um revólver calibre .32, municiado e mais 19 munições.
Todas as armas apreendidas não possuíam registro.
Diante da situação e das armas apreendidas, dois homens que estavam na casa receberam voz de prisão e foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Morretes, onde as medidas cabíveis foram adotadas.
A localidade onde a abordagem aconteceu fica fora de unidades de conservação ambiental que cercam a região.