Connect with us

Polícia

Corpo de bombeiros confirma quarta morte por afogamento durante a Operação Verão Consciente 2020/2021

Publicado

em

Corpo de bombeiros confirma quarta morte por afogamento durante a Operação Verão Consciente 2020/2021

O Corpo de Bombeiros confirmou na manhã desta segunda-feira, 28, a quarta morte por afogamento registrada na temporada de verão, dentro da Operação Verão Consciente 2020/2021. Bruno Henrique Lemes, de 25 anos, era natural de Arapongas, e morreu na madrugada de hoje no Hospital Regional do Litoral.

O corpo da vítima foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Paranaguá para exames complementares e aguarda a liberação da família.

AFOGAMENTO

Bruno Henrique foi resgatado no mar, após permanecer submerso por mais de 10 minutos, no balneário de Caiobá, em Matinhos, e encaminhado no helicóptero Falcão 03, do BPMOA – Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, para o Hospital Regional, em Paranaguá.

No começo da tarde de domingo, 27, equipes do Corpo de Bombeiros e Operadores de Suporte Médico do helicóptero Falcão 03, do BPMOA – Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, foram acionados para atendimento na praia de Caiobá.

De acordo com populares, o rapaz de 25 anos que tomava banho de mar na região, desapareceu na água. Imediatamente as buscas começaram e depois de 10 minutos, o banhista, que estava submerso, foi resgatado.

Retirado da água em parada cardiorrespiratória, Bruno Henrique Lemes foi atendido pelos bombeiros do Posto de Guarda-Vidas que fica nas proximidades, enquanto o reforço era acionado. Os procedimentos de reanimação foram realizados ainda na areia da praia e logo em seguida, dentro da ambulância do SIATE.

Após quase duas horas de atendimento, a vítima apresentou sinais vitais, foi estabilizada e colocada na aeronave do BPMOA, sendo encaminhada para o aeroporto de Paranaguá, onde uma ambulância do Samu aguardava. O rapaz foi levado para a emergência do Hospital Regional.

Ainda na tarde do domingo, 27, um rapaz, de 23 anos, morreu afogado no balneário Nereidas, em Guaratuba.

Acionada por volta das 15h, as equipes de emergência encontraram a vítima em uma área sinalizada como entreposto de Guarda-Vidas.

Nove guarda-vidas militares participaram das buscas e conseguiram retirar o banhista da água.

Ainda na areia da praia, devido a gravidade do afogamento, o rapaz sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Os bombeiros que realizavam o resgate começaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e solicitaram apoio do BPMOA – Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Samu. O helicóptero Falcão 03, com a equipe de Operadores de Suporte Médico, pousou na praia e por mais de 1h30 socorristas e médicos tentaram reanimar a vítima. O rapaz não resistiu aos procedimentos e morreu na ambulância.

De acordo com populares, o rapaz de 23 anos, estava com uma prancha de isopor quando se afogou. Ele estaria surfando com um amigo e caiu do obejto flutuante. A vítima morava na cidade de Fernandes Pinheiro, na região de Irati.

FAIXA PROTEGIDA

O Corpo de Bombeiros orienta que os banhistas entrem no mar em áreas protegidas ou próximas aos postos de Guarda-Vidas. Esses espaços são delimitados por bandeiras ou windbanners, em vermelho e amarelo.

Outra orientação é que os veranistas baixem o aplicativo do Corpo de Bombeiros gratuitamente em seu celular e procurem o Posto de Guarda-Vidas mais próximo para um banho de mar seguro.

Faça a sua parte para um Verão Consciente.

Com informações da Comunicação Social do Corpo de Bombeiros do Paraná, Operação Verão Costa Leste 2020/2021.

FOTO: Paulinho Max/Guaratuba

Leia também: Homem é executado a tiros em Matinhos