Servidores da Receita Federal apreenderam na manhã desta sexta-feira, 18, no Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá (TCP), aproximadamente 55 quilos de cocaína.
Os tabletes da droga foram encontrados dentro um contêiner carregado com móveis que seria enviado para o porto de Durban, na África do Sul. Ninguém foi preso.
O método utilizado pelos traficantes internacionais é conhecido como rip-on / rip-off, quando o entorpecente é colocado no interior da estrutura sem o conhecimento do exportador.
CÃO DE FARO
Durante a ação de fiscalização, os servidores contaram com o apoio de um cão de faro que identificou a presença da cocaína no contêiner.
14.° APREENSÃO
Foi a 14.° apreensão de cocaína realizada pelo órgão federal de fiscalização aduaneira no complexo portuário paranaense, em 2023. Ao todo já foram apreendidos mais de 460 quilos da droga.
COOPERAÇÃO
Todas as informações sobre a apreensão foram repassadas para forças policiais e administrações aduaneiras estrangeiras para impulsionar o combate ao tráfico de drogas internacional.
A droga apreendida foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal que segue com a investigação.
FISCALIZAÇÃO
A Receita Federal atua no controle aduaneiro de cargas e veículos vindos do exterior e tambem de mercadorias importadas. O objetivo é facilitar o comércio internacional e manter a segurança das operações lícitas.
Com informações e fotos da Receita Federal do Brasil