Um contêiner, carregado com compensados de madeira, escondia sacos com tabletes de cocaína, que seriam enviados para o Porto de Antuérpia, na Bélgica.
O entorpecente foi apreendido pela equipe de Repressão Portuária da Receita Federal, que atuam na Alfândega do Porto de Paranaguá, na tarde deste sábado, 18, durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas.
Ao todo, foram apreendidos 339 quilos de cocaína.
Ninguém foi preso.
Scanner
Os sacos com a droga foram localizadas durante o trabalho rotineiro de fiscalização e monitoramento das cargas que são movimentadas no terminal de contêineres do porto. Os agentes contam com um scanner de alta precisão que ajuda na identificação e localização dos tabletes. Qualquer situação suspeita, verificada dentro do contêiner, a estrutura é separada e aberta.
Rip-on/Rip-off
Os traficantes internacionais colocam os sacos, com os tabletes da droga, dentro do contêiner pouco antes da estrutura ser colocada a bordo dos navios. O método é conhecido como Rip-on/Rip-off e acontece sem o conhecimento dos responsáveis pela carga.
19.ª Apreensão
Esta foi a 19.ª apreensão de cocaína no terminal de contêineres do porto, este ano. Ao todo, foram apreendidas mais de 3 toneladas do entorpecente durante as ações de fiscalização realizadas em 2020.
A última aconteceu no dia 14 de setembro, quando foram apreendidos cerca de 168 quilos da droga. Os tabletes do entorpecente estavam escondidos dentro de um contêiner carregado com madeira, que seria enviado para o Porto de Barcelona, na Espanha.
Toda a droga apreendida é encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, que segue com as investigações.