Polícia

Comerciantes sofrem com furtos e roubos frequentes

Padarias e farmácias têm registrado alto número de assaltos

358sk0qs 1584461846

Um grande número de assaltos a panificadoras, farmácias e demais estabelecimentos comerciais em Paranaguá tem assustado a população e levantado questões sobre a segurança na cidade. Além de os números fornecidos pela Polícia Militar mostrarem a situação, o momento é tido como crítico a cidadãos que também não se sentem seguros ao caminhar por Paranaguá, nem mesmo em suas residências. Tal problema faz com que as lojas invistam em câmeras de segurança para inibir os assaltos.

A proprietária de uma panificadora localizada no bairro Raia, a qual preferiu não se identificar, afirmou que os funcionários do local presenciaram seis assaltos, a maioria deles à mão armada. O último registro de ação criminosa, ocorrido no sábado, 26, é tido como o de maior gravidade. Na ocasião, havia cinco funcionários e os assaltantes levaram uma quantia pequena de dinheiro do caixa, cerca de R$ 70, já que a maior parte do dinheiro daquele dia já havia sido retirada. O prejuízo, desta vez, foi maior aos clientes da panificadora, os quais também foram abordados.

A situação frequente fez com que a proprietária investisse em câmeras de segurança, mas uma delas que fica do lado externo do estabelecimento já foi furtada. Além disso, aos sábados e domingos, um segurança fica nas imediações no período da noite como forma de inibir os assaltos.

“Os policiais nos informaram que ficam de 17h até às 20h na região fazendo ronda. Não é só o comércio que está sofrendo com isso, existem pessoas que passam por nós correndo dizendo que foram assaltadas, que roubaram celular, bicicleta, isso durante o dia e noite”, afirmou a proprietária da panificadora, enfatizando o que observa no dia a dia.

O proprietário de uma farmácia no bairro Eldorado, Satoshi Kuriyame, relatou que o que mais verifica são furtos, por pessoas que entram na loja, pegam algum produto e vão embora. Mas, no ano passado, presenciou um roubo à mão armada. Com isso, optou por fechar a farmácia aos domingos e feriados e, nos demais dias, fechar às 21h. “Só na semana passada, foram quatro furtos. A gente vê um movimento suspeito, depois olhamos pela câmera e constatamos. Não tem como a gente abordar sem ter certeza”, contou.

ROUBOS EM NÚMEROS

Segundo o 9.º Batalhão da Polícia Militar de Paranaguá, de agosto de 2016 a agosto de 2017, foram registrados 43 roubos em farmácias, 11 em panificadoras, 21 em postos de combustível, 18 em supermercados, além de outros estabelecimentos e 40 residências. Além disso, foram contabilizados 632 roubos em via pública e dois óbitos resultantes dos assaltos.

Você também poderá gostar

Comerciantes sofrem com furtos e roubos frequentes

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.