Agentes da Aduana Uruguaia apreenderam na sexta-feira, 11, no Porto de Montevidéu, mais de 200 quilos de cocaína. As bolsas com os tabletes do entorpecente estavam dentro de carros zero quilômetro embarcados no Porto de Paranaguá.
A apreensão foi destacada pelo diretor nacional de Aduanas do país vizinho, Jaime Borgiani, e mostram o trabalho de inteligência e gerenciamento de risco realizado pela equipe da Receita Federal brasileira que atua no porto paranaense.
Os veículos tinham como destino a Argentina, mas um alerta enviado aos agentes da Aduana uruguaia, pelo órgão de fiscalização brasleiro, fez com que as equipes se preparassem para inspecionar a carga, durante a escala no Porto de Montevidéu.
Com as quadrilhas responsáveis pelo crime organizado atuando em diversos países simultaneamente, a cooperação entre as autoridades aduaneiras é imprescindível para combater o tráfico de drogas e o contrabando ao redor do mundo.
O Uruguai é um dos países em que a Receita Federal mantém um adido para assuntos tributários e aduaneiros visando a reforçar a troca de informações. O órgão também mantém adidos na Argentina, Paraguai e nos Estados Unidos.
PARANAGUÁ
Esse ano a Receita Federal já apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). No ano passado, em 23 ações de fiscalização o órgão federal recolheu quase 5 toneladas da droga.
Com informações da Receita Federal do Brasil e do site gov.br