Terminou neste sábado, 28, o treinamento operacional com as equipes de serviço que atuam no BPMOA – Batalhão de Polícia Militar de Operações Áereas, na Base Leste em Curitiba.
Participaram das missões planejadas pela seção de Operações da unidade, policiais militares, bombeiros militares, pilotos, operadores aerotáticos e os médicos e enfermeiros operadores de suporte médico da SESA – Secretaria Estadual de Saúde e SAMU – Serviço Atendimento Móvel de Urgência.
O objetivo do treinamento, que aconteceu durante a semana, é de aprimorar as técnicas, melhorar a proficiência e mitigar riscos nas operações aéreas realizadas, principalmente envolvendo áreas restritas, como nas missões de resgate e salvamento aeromédico, como também nas ações policiais.
Foram realizadas instruções teóricas de padronização e práticas de embarque e desembarque a baixa altura, infiltração por rapel em ambiente restrito para pouso, como montanhas e encostas, extração por Mcguire (utilizando equipamentos de ancoragem na aeronave, cabos e maca de salvamento vertical acompanhada de operador aerotático), utilização de Cesto de Resgate Helocasting (lançamento de operador na água para salvamento) e utilização do HeliBalde (Bambi Bucket) para combate a Incêndio, assim como tiro embarcado pelo operador BPMOA.
Todas as instruções operacionais são conduzidas pelos instrutores do BPMOA, e Oficial de Segurança de Vôo, visando a padronização operacional e aumento da consciência situacional para aumentar a proficiência e segurança de vôo visando melhor execução, nas missões desenvolvidas pela unidade, tanto na Base Litoral, como na Base Leste em Curitiba, Base Norte em Londrina e Aeromédico nos Campos Gerais em Ponta Grossa.
Nas próximas semanas o treinamento será realizado com as equipes médicas que irão atuar na Base BPMOA Litoral, durante o Verão Paranaense.
BPMOA “Alis Semper Fidelis”.
Comunicação Social BPMOA.
Leia também: Rapaz é flagrado pela PM com pistola na cintura em Pontal do Paraná