Com as mobilizações sociais recentes é cada vez mais necessário o aperfeiçoamento das tropas policiais para lidar com manifestações, pacíficas ou não, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos. Diante desse cenário, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), por meio da Companhia de Choque, iniciou na segunda-feira, 7, o 6.º Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC) categoria oficiais. Participam da capacitação 45 policiais militares do Paraná, Rio Grande do Norte, Amazonas e Amapá.
A aula inaugural foi com o juiz de direito da Vara da Auditoria da Justiça Militar do Estado do Paraná, Davi Pinto de Almeida, que explanou sobre a aplicação de doutrinas e procedimentos para controle de turbas e manifestações de caráter social, sendo elas pacíficas ou não, como atender a sociedade e tratar de conflitos de direito.
O curso terá 400 horas-aula em 47 dias, sendo que a maior parte das aulas teóricas e práticas será aplicada na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR). A capacitação visa a formar operadores para atuar na coordenação de operações e no assessoramento de comandantes de unidades para gerenciar situações de distúrbios civis. A capacitação permite ao oficial policial militar atuar em manifestações, restabelecimento de ordem em unidades prisionais, reintegração de posse em áreas urbanas e rurais, desobstrução de vias, entre outras missões.