Aconteceu na tarde de sexta-feira, 16, no Fórum de Pontal do Paraná, localizado no Balneário de Ipanema, a audiência de custódia dos irmãos Everton e Cleverson Vargas, suspeitos de atirarem contra a youtuber e modelo parnanguara, Isabelly Cristine Santos, de 14 anos, a qual teve morte encefálica confirmada na noite da quarta-feira, 14.
[videoyoutube]acxk5UEb1pU[/videoyoutube]
[videoyoutube]Hw4SBq3N5xE[/videoyoutube]
Após a audiência de custódia, o advogado de defesa dos irmãos Vargas, Cláudio Dalledone Junior (foto), e o advogado da família da yotuber Isabelly, Elias Matar Assad, concederam entrevista à imprensa em frente ao Fórum. A ocasião foi marcada por discussão entre os profissionais do Direito.
DEFESA DOS ACUSADOS
Durante a coletiva de imprensa, o advogado Cláudio Dalledone Junior informou que irá solicitar a reprodução simulada dos fatos.
“Não se tem nenhum ato de investigação. O boletim de ocorrência, por exemplo, que é o primeiro ato, indica uma rua que não foi a rua do confronto. Então essas opiniões, esses ‘juízes de plantão’ precisam tomar muito cuidado por que estaremos a condenar a verdade. Existem duas versões dentro dos autos, e existe uma gravação muito nítida do que aconteceu. Já adianto aos senhores que estou pedindo a reprodução simulada dos fatos, a famosa reconstituição. É a medida imperativa, e que se impõe no momento. A autoridade policial já disse que concorda com isso, e o mesmo diz o promotor de Justiça”, enfatiza Dalledone, destacando também que a defesa não vai pedir a revogação da prisão de uma autoridade policial, que decretou a prisão preventiva. “Não tem nem bom senso, não seria lógico pedir que se fizesse isso hoje. Nós vamos endereçar em momento oportuno um habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná”, completou.
DEFESA DA FAMÍLIA
O advogado de defesa da família de Isabelly Cristine, Elias Mattar Assad (foto), rebateu as declarações, e disse o que se tem de concreto até o momento.
“O que temos de concreto são tiros, uma pessoa que assume que fez os disparos de arma de fogo, e uma pessoa morta. Por que uma youtuber de 14 anos voltando de algum lugar em um carro iria abordar alguém? Isso é um absurdo! Uma coisa é certa, existem alegações profusas, alegações que auto se destroem, mas uma coisa é muito certa, existe uma pessoa que morreu e uma pessoa que confessa que atirou, e que estava portando ilegalmente uma arma”, enfatizou Assad, que em nome da família pede por justiça.
PRISÃO
Por determinação da Justiça, os dois acusados serão mantidos presos, devido à prisão ter sido convertida em preventiva na quinta-feira, 15.
O QUE É A AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA?
A apreciação mais adequada e apropriada da prisão que se impôs, considerando a presença física do autuado em flagrante, a garantia do contraditório e a prévia entrevista pelo juiz da pessoa presa. Permite que o juiz, o membro do Ministério Público e da defesa técnica conheçam de possíveis casos de tortura e tomem as providências. Previne o ciclo da violência e da criminalidade, quando possibilita ao juiz analisar se está diante da prisão de um criminoso ocasional ou daqueles envolvidos com facções penitenciárias.
(CNJ)
O CASO
Na quinta-feira, 15, o fígado, rins e pâncreas da menina foram levados para a Central de Transplantes do Paraná até Curitiba.
Na manhã de sexta-feira, 16, o corpo da menina foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá.