conecte-se conosco

Polícia

Ações da Polícia Ambiental apreendem grande quantidade de palmito ameaçado de extinção

Os policiais encontraram 70 hastes de palmito escondidas em um compartimento de madeira embaixo de um banco da embarcação

Publicado

em

Em duas ações distintas realizadas por equipes da Polícia Ambiental – Batalhão Força Verde, da Polícia Militar, na cidade de Guaratuba, foram apreendidas quase 500 hastes de palmito juçara in natura. O vegetal consta na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Além do palmito apreendido, dois homens foram presos e encaminhados para a sede do 2.º Pelotão Ambiental, onde Termos Circunstanciados e Autos de Infração Ambiental foram confeccionados. O valor total das multas aplicadas chega a quase R$ 200 mil.

EMBARCAÇÃO

A primeira apreensão aconteceu na manhã de terça-feira, 5,  perto do porto comunitário que fica na frente da Igreja de São José Operário. 

Uma denúncia anônima levou os policiais militares até o local, onde uma embarcação estaria transportando palmito extraído de forma irregular.

O barco já estava fora da água e sendo transportado em uma carretinha, quando o condutor do veículo, de 51 anos, foi abordado pelos militares.

Durante a vistoria que foi realizada na embarcação, os militares encontraram um compartimento de madeira, embaixo de um banco, onde 70 unidades de palmito estavam escondidas.

Nenhuma documentação com relação a autorização para extração ou transporte do produto vegetal foi apresentada pelo homem abordado, que foi preso.

A embarcação com motor de rabeta foi apreendida.

OPERAÇÃO BLOQUEIO

A segunda apreensão de palmito aconteceu na noite de quinta-feira, 7, durante uma operação bloqueio realizada no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na rodovia Máximo Jamur, PR-412, no bairro Coroados. O objetivo da ação policial era combater possíveis crimes ambientais cometidos na região.

No porta-malas do carro, abordado no posto da PRE em Coroados, os policiais encontraram 356 unidades de palmito juçara

No porta-malas de um veículo, parado durante a blitz, as equipes da Polícia Ambiental – Batalhão Força Verde encontraram 356 hastes de palmito juçara.

O condutor do automóvel não apresentou a documentação necessária para o transporte do produto e recebeu voz de prisão.

DOAÇÃO

Todo o palmito apreendido foi doado para instituições instaladas na cidade de Guaratuba.

As hastes de palmito apreendidas durante as abordagens da Polícia Ambiental foram doadas para instituições que atendem em Guaratuba