Em duas ações distintas realizadas por equipes da Polícia Ambiental – Batalhão Força Verde, da Polícia Militar, na cidade de Guaratuba, foram apreendidas quase 500 hastes de palmito juçara in natura. O vegetal consta na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente.
Além do palmito apreendido, dois homens foram presos e encaminhados para a sede do 2.º Pelotão Ambiental, onde Termos Circunstanciados e Autos de Infração Ambiental foram confeccionados. O valor total das multas aplicadas chega a quase R$ 200 mil.
EMBARCAÇÃO
A primeira apreensão aconteceu na manhã de terça-feira, 5, perto do porto comunitário que fica na frente da Igreja de São José Operário.
Uma denúncia anônima levou os policiais militares até o local, onde uma embarcação estaria transportando palmito extraído de forma irregular.
O barco já estava fora da água e sendo transportado em uma carretinha, quando o condutor do veículo, de 51 anos, foi abordado pelos militares.
Durante a vistoria que foi realizada na embarcação, os militares encontraram um compartimento de madeira, embaixo de um banco, onde 70 unidades de palmito estavam escondidas.
Nenhuma documentação com relação a autorização para extração ou transporte do produto vegetal foi apresentada pelo homem abordado, que foi preso.
A embarcação com motor de rabeta foi apreendida.
OPERAÇÃO BLOQUEIO
A segunda apreensão de palmito aconteceu na noite de quinta-feira, 7, durante uma operação bloqueio realizada no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na rodovia Máximo Jamur, PR-412, no bairro Coroados. O objetivo da ação policial era combater possíveis crimes ambientais cometidos na região.
No porta-malas de um veículo, parado durante a blitz, as equipes da Polícia Ambiental – Batalhão Força Verde encontraram 356 hastes de palmito juçara.
O condutor do automóvel não apresentou a documentação necessária para o transporte do produto e recebeu voz de prisão.
DOAÇÃO
Todo o palmito apreendido foi doado para instituições instaladas na cidade de Guaratuba.