Equipes da SAVIG – Seção de Vigilância Aduaneira – da Alfândega da Receita Federal do Porto de Paranaguá e agentes da Polícia Federal apreenderam na tarde de segunda-feira, 23, cerca de 240 quilos de cocaína. O entorpecente estava escondido em uma carga de papel, que seria embarcada para o porto espanhol de Algeciras.
Fiscalização
A droga foi encontrada durante o trabalho rotineiro de monitoramento, rastreamento e fiscalização das cargas movimentadas no terminal de contêineres do Porto de Paranaguá. Os agentes da SAVIG desconfiaram do material que estava sendo transportado no contêiner e resolveram abrir a estrutura. A cocaína estava em sacos plásticos, dentro de caixas de papelão, com resmas de papel.
Mostarda
Os tabletes com a droga foram embalados a vácuo, em grandes sacos plásticos. Para despistar a ação de cães farejadores, frequentemente usados no trabalho de fiscalização, os traficantes colocaram molho de mostarda, dentro dos invólucros.
7.ª Apreensão
Esta foi a 7.ª apreensão de cocaína realizada no terminal de contêineres do Porto de Paranaguá este ano.
A última aconteceu no dia 19 de março, quando cerca de 766 quilos de cocaína foram apreendidos. A droga estava escondida em uma carga de madeira, que seria enviada para o porto francês de Le Havre.
Ao todo, a equipe da SAVIG já apreendeu, em 2020, mais de duas toneladas de cocaína, durante as ações de fiscalização realizadas no terminal portuário.
Toda a droga apreendida é encaminhada para a sede da Polícia Federal em Curitiba, que segue com as investigações.
Com informações e fotos da Receita Federal