Na manhã de terça-feira, 25, na presença do comandante do 6.º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Chehade Elias Geha, aconteceu a solenidade de Passagem de Comando do 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) em que o tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva passou o comando ao tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres. A solenidade aconteceu na sede do 9.º BPM, na Vila São Vicente, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
Na oportunidade o coronel Nivaldo disse que foi um privilégio ter trabalhado no litoral do Paraná. “Foi um privilégio trabalhar aqui, em uma unidade tão especial da Polícia Militar, que tem uma região turística muito bonita e explorada que recebe milhares de visitantes não somente na temporada, mas o ano todo. É um batalhão que tem em sua área dois grandes portos, em Paranaguá e Antonina recebendo diariamente caminhões de todo o Brasil, empresários, operadores portuários, entre outros”, salientou. “É uma região que me trouxe muita experiência e fico satisfeito de ter trabalhado no município durante oito anos, cinco como subcomandante e três como comandante e chega a hora que é necessário haver mudança, a qual é salutar para a administração pública”, destacou.
Ele ressaltou o profissionalismo e competência do novo comandante. “O coronel Barroso é uma pessoa qualificada e com grande experiência. Tenho certeza de que o Batalhão estará em boas mãos e seguirá firme no combate à criminalidade fazendo com que os grandes resultados continuem e possamos dar mais tranquilidade à população do litoral”, enfatizou. Coronel Nivaldo agora comandará o 23.º Batalhão de Polícia Militar, capital, Batalhão da região Sul, basicamente a Cidade Industrial.
O tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres assumiu o posto de comandante do 9.º BPM e falou sobre a nova missão. “É um importante desafio, mas procuraremos dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pelo coronel Nivaldo”, comentou. Comandante Barroso enfatizou a importância do trabalho integrado. “Acreditamos e apostamos no trabalho integrado entre os organismos de segurança pública e também o Poder Judiciário e Ministério Público. Entendemos que há muito tempo a segurança pública deixou de ser um assunto exclusivamente de polícia”, frisou o coronel. “Por isso, reforço que apostamos em uma polícia integrada, em um trabalho conjunto, integrado com as demais forças e também com a sociedade, as associações, conselhos comunitários de segurança para que dessa forma possamos implementar, dentro dos recursos humanos e materiais que dispomos, algo além para otimizar a sensação de segurança por parte da população do litoral”, afirmou.
Coronel Barroso veio da Força Nacional de Segurança Pública. “A experiência que adquirimos lá nos servirá de base para implementar a política de segurança pública para que possamos otimizar a sensação de segurança da população litorânea”, destacou.
Entre as autoridades civis presentes, o vice-prefeito Arnaldo Maranhão e o presidente da Câmara, Marquinhos Roque, acompanharam a solenidade.