Editorias

Polícia alerta para roubos e golpes na saída de bancos

Golpes também têm sido aplicados em Paranaguá, principalmente tendo idosos como alvos

7b 3e5z8 1584466213

Muitas pessoas têm o costume de ir ao banco no início do mês e sacar todo o salário e carregá-lo na carteira. Mas tal atitude pode não ser a mais segura, já que pessoas de má-fé podem estar esperando ao lado de fora para roubar toda a quantia sacada. Principalmente agora que foi liberado o saque do FGTS e as pessoas tendem a querer retirar todo o dinheiro das contas inativas.

A Polícia Militar de Paranaguá orientou os moradores sobre os cuidados necessários para evitar um assalto nessas condições e também quanto aos golpes que estão se tornando comuns na cidade.

A prática de guardar muito dinheiro na carteira não é recomendada pela Polícia Militar, a qual aconselha a população a utilizar as facilidades e segurança que o cartão de débito oferece. “Na medida do possível, evite sacar o dinheiro. Com as facilidades do sistema bancário, com a possibilidade de transferências eletrônicas, devemos evitar sair com dinheiro em espécie. Fique com uma quantia pequena no bolso e o restante deposite em uma conta”, destacou o subcomandante da 1.ª companhia de Polícia Militar, Zenildo Caetano das Neves. “O cartão de crédito e débito facilita muito para o comerciante e para o cliente e dificulta para o possível ladrão”, completou.

Para os que mesmo assim não abrem mão de sacar o dinheiro, o subcomandante alertou para que não exponha nem conte as notas em público e procure guardá-las antes de sair do banco. “Essas coisas despertam a atenção”, disse.

GOLPES

Outro fato que tem acontecido em Paranaguá e preocupado os órgãos de segurança é o golpe. “Temos observado alguns casos de golpes. Às vezes, a pessoa nem sacou o dinheiro, já depositou, mas está na rua e acaba sofrendo um golpe”, citou o subcomandante.

Em um dos golpes, um estelionatário deixa cair um maço de dinheiro falso, a vítima encontra e o segundo estelionatário aparece querendo “recompensar” a vítima. “Eles têm toda uma conversa furada, que quer premiar a pessoa por ter achado o dinheiro. Mas, você acaba tendo que dar dinheiro ao estelionatário para depois ele te recompensar. Isso acontece da mesma forma com o cheque e com o bilhete premiado. E a pessoa na ânsia de ganhar esse dinheiro acaba cedendo, já tivemos golpes de até cinco mil reais”, contou Zenildo.

As principais vítimas são os idosos, por isso, o cuidado deve ser redobrado entre este público. Nos últimos dois meses, três casos foram identificados por meio de boletim de ocorrência. No entanto, outros podem estar acontecendo sem chegar ao conhecimento da Polícia. “Muitas vezes, as vítimas vão ao banco para sacar dinheiro ao estelionatário e ficam tão envergonhadas que não registram o fato. Por isso, ninguém deve dar dinheiro a ninguém”, enfatizou Zenildo.

PATRULHAMENTO INTENSIVO

Para inibir os roubos e os golpes na saída de bancos, o subcomandante afirmou que até o 6.º dia útil do mês o patrulhamento é mais intensivo. “Estamos tentando manter por até mais tempo, por isso a área central e bancária. Estamos nestes últimos dias com bastante policiamento nas ruas, da forma mais intensificada possível para evitar transtornos”, destacou.

O cidadão pode auxiliar no trabalho da polícia, alertando sobre algum suspeito e também no caso de tentativa de golpes. Nestes casos, quanto mais rápido for comunicado o fato, mais rápido a polícia pode dar uma resposta.

Você também poderá gostar

Polícia alerta para roubos e golpes na saída de bancos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.