Pet

Tutores podem fazer Registro Oficial de animais de estimação

Documento vale para todos os tipos de pet, incluindo os exóticos

b8z5ewff 1584461142

Desde 7 de agosto, tutores no Paraná podem procurar o Cartório de Títulos e Documentos para fazer o registro de animais domésticos. O documento é uma declaração de guarda com nome, sobrenome da família, características do animal e foto. O registro vale para todos os tipos de pet, incluindo os exóticos. Trata-se de uma prova oficial de que o proprietário é o tutor legal do animal. O tabelião Paulo Emmanuel do Nascimento explicou que quem quiser fazer o documento já pode procurar o cartório. “É algo novo, as pessoas têm procurado para sanar dúvidas sobre o registro”, observou. “Hoje vemos muitas famílias que têm cães, por exemplo, como membros da família e esse registro é uma forma de segurança, caso o animal seja roubado, fugiu ou aconteçam outros problemas do gênero”, comentou.

O documento dá a possibilidade da guarda compartilhada, pois no registro é possível optar por nomes e informações de dois proprietários, inclusive com dados oficiais como RG e CPF dos tutores. “O interessado preenche o formulário e, em 24 horas, pode buscar o documento. É algo parecido com a Certidão de Nascimento, mas não é feito pelo Registro Civil, e sim pelo Títulos e Documentos”, salientou. “Acredito que muitas pessoas vão optar por fazer o documento, pois muitos já estão procurando para saber como funciona”, observou. O valor para fazer o documento é de R$ 83,79.

Em Paranaguá, o Registro de Animais pode ser feito no Cartório de Registro Civil Títulos e Documentos, na Rua XV de Novembro, Centro.

 

TUTORES

Dilcelia Miranda da Silva klas, moradora em Alexandra, fará o registro para suas três cadelas, a dogo argentino Lola, a boxer Shofia Charlote e a pug Luna Maria. “Soube da novidade assim que foi lançada e achei maravilhoso. Como tenho cães e para mim eles fazem parte da família, achei incrível poder ter um documento legalizado. Além disso, acredito que seja importante por conta de um roubo ou mesmo uma viagem”, avaliou a tutora, a qual é mais conhecida por Dil. “Hoje vemos que existem muitos cães roubados e com essa certidão que é bem específica, poderemos colocar característica do nosso cão como um manchinha na pelagem, comportamento e se ocorrer o furto ou roubo poderemos provar que realmente é nosso, caso alguém visse o cão ou ele fosse devolvido”, avaliou.

Dil disse que, com a certidão, suas cadelas terão nome e sobrenome, além da guarda compartilhada. “Faremos das três que são adultas e passarão a se chamar Shofia Charlote Lukazinski, Luna Maria Lukazinski com guarda compartilhada com a minha filha Hemyli e Lola Lukazinski Assunção que terá o sobrenome da minha mãe”, afirmou.

 

Você também poderá gostar

Tutores podem fazer Registro Oficial de animais de estimação

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.