A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está realizando inscrições para o mutirão de castração de cães e gatos que acontecerá no município no mês de agosto.
Nesta quarta-feira, 3, as inscrições poderão serem realizadas na Subprefeitura Clóvis Pereira, em Alexandra, das 9h às 16h.
Elas vêm sendo realizadas desde o dia 28 de julho, e já aconteceram, na Estação Ferroviária de Paranaguá; na Subprefeitura Levi Jorge, na Ilha dos Valadares; e na Subprefeitura Waldir Salmon, no bairro Nilson Neves.
Serão disponibilizadas 652 vagas para cães e gatos, machos e fêmeas entre 6 meses e 7 anos.
Critérios
Para que o tutor possa participar é preciso estar inscrito no Bolsa Família, Cadastro Único ou ter renda máxima de três salários mínimos por família.
É preciso apresentar os documentos: RG, CPF, comprovante de residência, Cartão do Bolsa Família, folha resumo do Cadastro Único ou comprovante de renda atualizado. Os dias e horários das castrações serão informados durante o cadastramento.
O secretário de Meio Ambiente de Paranaguá, Diego Delfino, informou que a ação deve acontecer na segunda quinzena de agosto, no Caranguejão.
Outras informações através do telefone (41) 3420-6141.
Regras do uso de focinheira para cães
Levar seu cachorro para passear é uma atividade comum, porém o seu tutor precisa tomar alguns cuidados, como por exemplo a utilização de focinheiras.
De acordo com a Legislação, ficam proibidas a permanência e a movimentação de cães ferozes sem focinheiras e em locais públicos de uso comum.
Considera-se cão feroz, para efeito do que determina o artigo anterior, todo cão de pequeno, médio e grande porte que têm índole de fera e coloca em risco a integridade do cidadão mais especificamente os cães Fila, Doberman, Rotweiller e Pitbull todos os cães de guarda e de ataque.
Em seu Artigo 3.º, a legislação municipal diz que “a não observância do proprietário do animal à presente Lei, implica na captura do animal e na sua condução à repartição pública destinada à guarda provisória”.
Para que o passeio seja mais tranquilo, é importante que seu pet se acostume com o uso da focinheira.
Com informações da Semma