Locais que fornecem serviço de banho e tosa estão crescendo cada vez mais, mas os proprietários de pets devem ficar atentos para escolher o local de confiança para que seus animais estejam seguros. Saber manejar os animais, além de estar preparado para eventuais acidentes são importantes e necessários para a segurança dos pets. Quem trabalha em pet shop e oferece os serviços de banho e tosa, precisa ficar atento a todos os tipos de perigos e riscos que possam vir a trazer problemas, seja para eles ou para o animal. Um acidente pode acontecer em questão de segundos, caso se deixe o animal sozinho, por exemplo.
BANHO
A esteticista canina, Thays Cristina Martins Tramujas de Souza, explicou que paciência, carinho e atenção são fundamentais no momento do banho. “No momento do banho é preciso ter paciência, cuidado e atenção. Cada animal tem uma personalidade, uns são mais agitados, outros mais tranquilos, alguns têm medo de tomar banho e é preciso ficar sempre perto do animal porque muitos querem pular da banheira”, comentou. “Além disso, é importante colocar algodão nas orelhas, segurar o bichinho com carinho e dar o banho”, comentou.
Thays disse que, quando o cão é bravo, é preciso utilizar a focinheira. “Quando o animal é bravo, utilizamos a focinheira e, se necessário, o dono do cão permanece junto para evitar acidentes”, explicou. Os produtos utilizados no banho também são escolhidos dependendo de cada cão e suas necessidades, se é alérgico, por exemplo.
TOSA
A tosa é um serviço mais delicado e complicado que o banho, reforçando a necessidade de total atenção do profissional. “É preciso fazer com paciência, se o cão prefere ficar deitado, precisamos colocar algo embaixo dele para apoio”, comentou. “Quando o cão é muito agitado é preciso de alguém junto para segurá-lo”, acrescentou.
Todos os cuidados, segundo a profissional, são tomados inclusive com o material utilizado para o serviço. “É preciso tomar atenção para as dobrinhas do cachorro para que não ocorram cortes. Além disso, fazemos a higienização do material como tesouras, lâmina, máquina para manter toda a higiene antes de iniciar a tosa”, afirmou Thays, que já foi mordida várias vezes. “As mordidas acontecem quase todos os dias, mas já acostumei com elas, já virou algo normal”, riu.