Pet

Adoção é saída para abandono de animais

Interessados podem visualizar cães e gatos para adoção pela Internet

O Grupo Amigos Protetores é uma organização não governamental (ONG) que tem como objetivo ajudar animais abandonados a encontrarem um lar. Atualmente, sem uma sede própria, os voluntários do grupo recorrem a pessoas que se disponibilizam a abrigar cães e gatos abandonados enquanto os futuros donos não aparecem.

Os animais disponíveis para adoção são colocados na página criada pelos integrantes do grupo no Facebook. Através desse canal, os interessados em adotar um animal podem entrar em contato com os membros do grupo, tirar suas dúvidas e manifestar o interesse por algum cão ou gato presente na página.

“As pessoas podem ver as fotos dos animais que estão para adoção. Alguns já estão castrados. Juntamente com a foto, há um telefone para contato, ou a pessoa também pode entrar em contato por meio de mensagens”, disse o voluntário do Amigos Protetores, Thiago Kutz.

Nos lares temporários, como são chamados, há cerca de 50 animais. “Esse número poderia ser maior se houvesse a disponibilidade de mais lares. Mas, como é difícil e nós não temos nenhum tipo de recurso, temos um número limitado de vagas”, frisou Thiago.

O voluntário salientou que é trabalhada a questão da adoção consciente para que as pessoas saibam realmente qual o dever delas quanto aos cuidados com os animais. Além disso, evita-se, também, um segundo abandono. “É feita uma entrevista antes da adoção, quando salientamos que se trata de uma ação de responsabilidade e precisa haver um comprometimento das pessoas”, afirmou Thiago.

 

PROCURE 1 AMIGO

Outra maneira de adotar um animal de estimação é o site “Procure 1 Amigo”, que tem parceria com diversas associações em todo o País e possui animais disponíveis em Paranaguá. Digitando o nome da cidade, o site elenca cães e gatos que podem ser adotados. Além disso, é possível também colocar algum animalzinho para adoção, como o que acontece quando uma pessoa encontra um animal na rua, por exemplo, e não tem condições de ajudar.

Segundo o próprio site, o objetivo é facilitar a rotina de vários abrigos. “Fornecemos ferramentas de amparo tais como: exposição dos animais de sua cidade, facilitando a adoção ou encontro de animais perdidos; divulgação de notícias e eventos da cidade lançados pelos abrigos ou protetores; implantação de sistema de captação de recursos para as ONGs com geração e emissão de boletos bancários para auxílio das diversas despesas operacionais mensais dos abrigos”, pontuou.

 

Foto: Divulgação

Você também poderá gostar

Adoção é saída para abandono de animais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.