É neste mês que ações contra os maus tratos, feiras de adoção acontecem a fim de conscientizar a população.
Criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), a campanha Abril Laranja reservou este mês para ações dedicadas à prevenção da crueldade aos animais.
É neste mês que ações contra os maus tratos, feiras de adoção acontecem a fim de conscientizar a população.
“O Abril Laranja tem como objetivo principal a conscientização e a prevenção dos maus tratos aos animais. Visa sensibilizar a população sobre a importância de cuidar e valorizar os animais. Além disso, tem o objetivo de incentivar a população para que denuncie os casos de maus tratos aos animais”, destacou Camila Cabral, integrante da Ong Focinhos Carentes.
Além disso, outras ações também são realizadas nesse mês, que é dedicado aos animais dos mais variados portes como cães, gatos, coelhos, cavalos, entre outros.
“Alertamos a população sobre a importância da posse responsável, o que é considerado maus tratos e como respeitar e cuidar dos animais. Também visamos incentivar a adoção responsável de animais de estimação, enfatizando a importância de escolher um animal que se adapte às condições de vida do tutor e oferecer os cuidados necessários, como alimentação adequada, vacinação, castração e acompanhamento veterinário” , enfatizou Gael Antunes, membro da Ong Amigos Protetores
Para promover a causa e também melhorar a vida dos animaizinhos que precisam de um lar, as ONG ‘s “Amigos Protetores” e “Focinhos Carentes” realizam ações, vamos conhecer quais serão as atividades?
Amigos Protetores
Durante todo o mês de abril serão realizadas diversas ações de conscientização, pela ONG Amigos Protetores, em Paranaguá, como palestras, campanhas nas redes sociais, eventos de adoção responsável e outras atividades. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de proteger os animais e denunciar casos de maus tratos.
Sendo assim, no sábado, 20, no Shopping Estação Mall e no domingo, 28 de abril no Aeroparque a partir das 14h acontecerá a feira de adoção e toda a comunidade é convidada a participar.
“Além das feiras de adoção realizaremos blitz orientativa de conscientização sobre o Projeto de trânsito ‘EU FREIO PARA OS ANIMAIS’. Além de palestras nas escolas e faculdades da cidade com o Projeto Educação Ambiental e Proteção Animal nas escolas e visitas monitoradas aos Lares Temporários de cães e gatos”, salientou Gael Antunes.
O integrante da ONG ainda afirma que é possível realizar a adoção de animais em qualquer época do ano, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (41) 99568-7277 ou pelas redes sociais: Instagram: @amigos.protetores. Facebook: ONG Amigos Protetores – Paranaguá.
“Os meses de Abril (abril laranja) e dezembro (dezembro verde) são os meses onde mais reforçamos as atividades da ong em relação aos maus-tratos aos animais. Porém, todos os meses realizamos diversas ações de resgates, auxílio à protetores que dão lares temporários aos animais resgatados, castrações e eventos de adoção tanto de maneira virtual como pessoalmente nas feiras de adoção também”, destaca Gael Antunes, membro da ONG Amigos Protetotes.
Focinhos Carentes
Durante todo o ano, ações são realizadas em prol dos animais, sendo assim, os Focinhos Carente promovem diversas atividades como o projeto “Focinho na Escola”.
“O objetivo é orientar crianças e adolescentes de forma lúdica sobre a importância de cuidar dos animais domésticos, abordando questões que configuram maus tratos e orientando sobre a importância da vacinação, castração, dentre outros”, enfatizou Camila Cabral, integrante da ONG Focinhos Carentes.
Pensando neste mês, que é reservado para ações em proteção aos animais, a ONG Focinhos Carentes realizou um bazar no dia 13 de abril das 10h às 14h na Praça Fernando Amaro. Já no domingo 28 de abril no Aeroparque, das 14h30 às 16h de adoção de cães adultos e idosos que muitas vezes são esquecidos nos abrigos.
Os projetos realizados pela ONG dependem sempre da ajuda de voluntários, os Focinhos Carentes realizam o bazar para arrecadar recursos para auxiliar nos mantimentos dos animais que estão nos abrigos.
“Arrecadar recurso para custear despesas com alimentação para os 112 animais que atualmente estão sob responsabilidade da ONG, além de dispêndios com veterinários, medicamentos, dentre outros. Todos os membros dos focinhos carentes são voluntários e a ONG se mantém integralmente com recurso advindo do bazar, rifas, doações e eventos. Não recebemos recurso de nenhuma instância governamental”, enfatizou Camila Cabral e ainda destaca. “Quem tiver interesse em adotar animais pode nos procurar através de nossas redes sociais @focinhoscarentespgua, deixar seu número de telefone, e aguardar que um dos voluntários entrará em contato para realização de entrevista. Muitas pessoas reclamam que o processo é burocrático e muitas vezes não são aprovados para a adoção. Contudo, é importante lembrar que todos os animais que estão sob os cuidados da ONG apresentam uma situação de maus tratos ou abandono anterior, e deste modo, precisamos de muita cautela para evitar um novo sofrimento. Cuidar de um animal exige dedicação, paciência, tempo e vamos sempre priorizar que seja melhor e mais seguro para os animais”.
Denuncie os maus tratos aos animais
1) Delegacias: é necessário fazer um boletim de ocorrência (B.O) apresentando todos os detalhes do ocorrido. Provas também podem ser bastante úteis nesse momento, como fotos e vídeos. Caso o policial tente recusar o seu pedido, não se atenha: isso é uma infração prevista no art. 319 do Código Penal. Se for necessário, leve uma cópia da lei de maus-tratos aos animais.
2) Ministério Público: essa é a melhor alternativa para quem quer um processo mais ágil. O denunciante deve relatar com precisão o que ocorreu, com local, data e nome do agressor, se possível. Fotos, vídeos, outras testemunhas: tudo que servir como evidência e tiver relevância deve ser apresentado no momento da denúncia.
3) Ibama: as denúncias podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 61 8080 ou pelo e-mail [email protected]. O órgão será responsável por encaminhar o relato para a delegacia mais próxima do local da agressão. ONG’s e abrigos são aliados na luta contra maus-tratos e crueldade animal Várias instituições se dedicam ao resgate de animais, ajudando bichinhos abandonados, vítimas de maus-tratos e que precisam de um lar. Por isso, além de denunciar agressões e atos de crueldade, uma boa forma de abraçar essa causa é contribuir – financeiramente ou de outra forma – com ONG’s de animais e abrigos. Você tem várias outras maneiras de ajudar alguma instituição da sua cidade, como:
- Se tornar um voluntário
- Movimentar vaquinhas (online ou offline)
- Apadrinhar um animal de estimação
- Doação de ração, brinquedos e outros utensílios
- Doação de dinheiro