O 3º Café da Primavera Florescer da Autoestima da Mulher, no Camboa Hotel, promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da ACIAP, nesta quarta-feira, 24 de setembro, deixou claro um ponto que merece ser destacado, o protagonismo do associativismo feminino em Paranaguá.
Em um mundo cada vez mais competitivo, no qual muitas vezes a solidariedade parece perder espaço, ver um grupo de mulheres empreendedoras mobilizar esforços para além de seus negócios e dedicar tempo, talento e sensibilidade a causas coletivas é inspirador. O associativismo, quando liderado por mulheres, revela uma força transformadora que une propósito, acolhimento e resultados concretos.
O CMEC demonstra que empreendedorismo e solidariedade não são caminhos opostos. Ao contrário, caminham juntos. A criação da Lei Municipal, apresentada pelo vereador Wellington Frandji e aprovada pela Câmara Municipal, instituiu o Dia do Florescer da Autoestima da Mulher, celebrada em 21 de setembro, não é apenas uma data simbólica, mas sim um marco de mobilização social em favor da valorização da mulher. É a prova de que iniciativas surgidas dentro do associativismo podem se transformar em políticas públicas permanentes.
Mais do que florescer simbolicamente, o CMEC tem feito florescer esperança real. A destinação da renda do evento ao Instituto Peito Aberto, para a conclusão da sede própria, reforça a relevância do engajamento empresarial nas causas sociais. Quando empresas e empreendedores se unem em torno de um ideal, o resultado ultrapassa números, alcança vidas, gera impacto e transforma histórias servindo de exemplo para o nosso Estado do Paraná.
Nesse cenário, é preciso reconhecer também o papel inspirador de lideranças femininas que assumem a responsabilidade de guiar e estimular outras mulheres. A presença da Primeira-Dama do Estado, Luciana Saito Massa, homenageada nesse evento, com o troféu Excelência Empreendedora, trouxe ainda mais significado a esse encontro, lembrando que o voluntariado e a solidariedade são também expressões de liderança.
Luciana Saito Massa destacou sua memória afetiva por Paranaguá e a alegria imensa poder estar em nossa cidade compartilhando deste momento tão especial, que valoriza iniciativas sociais e reforça a importância da união em prol do bem comum. Quando mulheres se unem, não florescem apenas individualmente, mas constroem jardins coletivos que fortalecem toda a sociedade. O CMEC nos ensina que primaverar não é ser passageiro, mas sim viver em constante transformação, com coragem, persistência e união.
Em tempos de tantas divisões, o exemplo que vem das mulheres empreendedoras e associativistas de Paranaguá deve servir de inspiração que só se constrói uma sociedade mais justa e humana quando cada conquista individual se transforma em oportunidade coletiva sem vaidades políticas. O CMEC tem uma frase emblemática que é repetido em todos os eventos pela sua presidente Jaqueline Guimbala “não lutamos por poder, lutamos por uma causa.“
Com imensa admiração, rendemos homenagem a todas as integrantes do CMEC pelo trabalho incansável em prol de Paranaguá. Mulheres que, com propósito e determinação, têm transformado o associativismo em instrumento de impacto social e fortalecimento do empreendedorismo.
Lideradas pela Jacqueline Guimbala, o CMEC através da Ana Paula Orsioli, Andréia Salomão, Anne Andrade, Bianca Lima, Claudia Pina, Dinamara Farias, Elis Zella, Leilane Braga, Lucia Gimenez, Vanessa Melo, Maria Venita, Marlene Martins, Paula Borba, Priscila Nakamura, Regina Lúcia Corrêa, Sandra Silva, Soraya Stein e Sueli Ramos, verdadeiras guerreiras que, com dedicação, sensibilidade e visão de futuro, inspiram outras mulheres a acreditarem na força da união. Cada uma, com seu talento e entrega, ajuda a escrever uma história coletiva de superação, solidariedade e progresso para nossa cidade.
No evento, o Instituto Peito Aberto, representado por sua presidente Fabiana Parro, recebeu das mãos da presidente do CMEC, Jacqueline Guimbala, a doação de R$ 45.000,00 arrecadados com a venda dos ingressos.
O discurso do presidente da ACIAP, Eloir Martins foi institucional e inspirador, ressaltando a força do associativismo e a importância da união empresarial em Paranaguá.
O evento contou com a presença da primeira-dama do município Patrícia Bamvakiades Ramos, Inovete Araújo, Andrea Meyer, Laíssa Monara Liborio e as empresárias Lenice Peretti de Albuquerque Maranhão e Roberta Bombonatto.
Foto: João Crisanto