conecte-se conosco

Obituário

Nota de Falecimento – José Francisco Soares Linhares

Publicado

em

Com pesar, informamos que faleceu, no dia 1.º de dezembro de 2021, o advogado e empresário José Francisco Soares Linhares.

A cerimônia de cremação será realizada no Cemitério Vertical em Curitiba, no Tarumã, das 14h30 às 17h.

José Francisco Soares Linhares nasceu em 1933, na cidade de Teixeira Soares, no interior do Paraná, filho de Ogarito Linhares e Maria Brígida Soares Linhares, mais conhecida como Dona Mariquita.

Veio morar em Paranaguá com apenas dois anos de idade, em Alexandra, com o pai telegrafista e a mãe professora, juntamente com seu irmão mais novo, Ogamar Linhares.

Perdeu o pai muito cedo, quando tinha apenas três anos de idade,  e foi criado pela mãe e pelos seus tios Heitor Viana e Quitide Soares Viana.

Iniciou seus estudos na escola colégio São José, passando em seguida para escola do professor Manelito. Fez o ginásio no Instituto de Educação, além de fazer a escola do Comércio. Prestou vestibular para o curso de direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo aprovado, cursou a faculdade e formou-se advogado em 1958.

Começou a trabalhar, também,  muito cedo, no ano de 1945, com apenas 12 anos, na empresa Rocha SA, onde chegou a diretor e permaneceu até 2001, tendo este sido seu único emprego com registro assinado ao longo de toda a vida.

Casou com seu grande amor, Erenita Borgias Linhares, no ano de 1955. Tiveram um único filho, Ogarito Borgias Linhares, em 1956.

Ainda em Curitiba, enquanto estudava na Universidade Federal do Paraná e trabalhava na empresa Rocha, atuou como comentarista esportivo em várias rádios da capital entre elas a Rádio Colombo e a Rádio Pr B2. Sempre ligado ao esporte, dirigiu o Clube Atlético Seleto de 1964 até 1980. Construiu, juntamente com a sua diretoria,  o “Seletão”, sede social que tinha piscinas, campos de futebol e salão de festas para bailes. Estas instalações alegraram a comunidade parnanguara por várias gerações. Nesse local, casais se conheceram e se casaram, tiveram depois seus filhos que lá cresceram e se divertiram.

Em 1996 iniciou um novo empreendimento passando a ser diretor proprietário da Rádio FM Ilha do Mel, onde dirigiu até o ano de 2021, já com o apoio do seus netos Paula Linhares e José Leonardo Linhares. Também foi membro da Diretoria da AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná.

Avô de quatro netos: Clarissa Werner Linhares, Paula Werner Linhares Rocha, Diego das Neves Linhares e José Leonardo das Neves.

Bisavô de três bisnetos: Mateus Linhares Rocha, Isabela Linhares Fonseca e Vitor Linhares Rocha.

José Francisco Soares Linhares deixa o filho Ogarito Linhares e a nora Marinelli Costa Neves.

A direção e colaboradores da Folha do Litoral News se solidarizam com familiares e amigos do Dr. José Francisco Soares Linhares.

Em alta