conecte-se conosco

Editorias

“O novo momento das organizações no mercado 5.0” foi tema da palestra de Dr. Claudio Shimoyama em Paranaguá

CEO do Grupo Datacenso ministrou palestra em comemoração aos cinco anos de fundação da Ampec Paranaguá

Publicado

em

O CEO do Grupo Datacenso, Dr. Claudio Shimoyama, esteve em Paranaguá na sexta-feira, dia 21, para ministrar palestra intitulada “O novo momento das organizações no mercado 5.0”, em comemoração aos cinco anos de fundação da Associação da Micro e Pequena Empresa de Paranaguá (Ampec Paranaguá). O evento aconteceu nas dependências do Sesc Paranaguá.

A iniciativa não apenas celebrou o marco da Ampec Paranaguá, mas também proporcionou um momento de aprendizado e troca de experiências para os empresários locais.

Dr. Shimoyama, um especialista reconhecido na área, trouxe insights valiosos sobre as mudanças e inovações que estão moldando o mercado contemporâneo, e em entrevista à Folha do Litoral News, Dr. Shimoyama falou sobre sua participação no evento. “Hoje estivemos aqui com a Ampec, neste novo momento do mercado, refletindo sobre como construir esta marca e avançar na gestão, focada na fidelização e no relacionamento. O mercado 5.0 utiliza a tecnologia para ajudar a humanidade, proporcionando mais tempo para as pessoas. Refletimos sobre como construir um relacionamento mais duradouro com nossos clientes, tanto externos quanto internos. Temos o cliente externo que compra, mas também temos o cliente interno que vende. Como atender a ambos, satisfazendo, engajando e motivando? Esse foi o foco da nossa reflexão, entender melhor esse novo momento das empresas e do profissional, que não está focado apenas em vender, mas em estabelecer um relacionamento duradouro”, destacou Dr. Shimoyama.

Como dica para os empreendedores, o palestrante enfatiza a importância de entender o mercado. “Primeiro, o empreendedor precisa saber o que é empreender. Empreender é administrar o negócio, entendendo quem compra e quem vende. Valorize, em primeiro lugar, as pessoas; em segundo, o produto; e, em terceiro, o lucro. Empreender é garantir que o resultado da gestão esteja relacionado ao cliente. Se o empreendedor focar apenas no lucro, terá dificuldades para se estabelecer no mercado. Sucesso vem de uma visão que valoriza as pessoas no segmento, seja gastronomia ou outro. Cuidar dos pilares de produto, preço, promoção, pessoa e processo é essencial para avançar e ter sucesso”, afirmou Dr. Shimoyama.

Dr. Shimoyama aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem. “Para quem deseja empreender e focar no seu negócio para ter sucesso, deixo uma mensagem de Sêneca: “Se você não sabe para qual porto está velejando, nenhum vento lhe será favorável”. Em Paranaguá, essa mensagem é especialmente relevante. Se não houver foco e direção, será difícil entender a estratégia necessária para o sucesso. Atrair um cliente custa cinco reais, manter um cliente custa um real, mas recuperar um cliente abandonado custa cinquenta reais. Essa proporção mostra a importância de manter os clientes ativos”, concluiu Dr. Shimoyama, destacando que o novo paradigma desafia as empresas a adaptarem suas estratégias e operações para se manterem competitivas e relevantes em um ambiente de constante evolução.

Sobre o palestrante

Dr. Claudio Shimoyama, CEO do Grupo Datacenso, atuando há vinte e nove anos, como profissional de pesquisa, inteligência de mercado e mentoria em marketing com empresas de pequeno, médio e grande porte, no mercado nacional e internacional. Economista, consultor e mentor de Inteligência de Mercado e Marketing, com experiência em projetos nacionais e internacionais.  Professor de MBA, na FGV- Fundação Getúlio Vargas, ministrando aulas nas áreas de gestão comercial, marketing, endomarketing e de serviços. Doutor e Mestre em Engenharia da Produção pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Autor de livros e artigos sobre marketing, comportamento do consumidor, inteligência de mercado e eleitoral. Palestrante na área de Marketing, Vendas, Treinamentos, Mentoria Estratégica, já realizou palestras em vários estados do Brasil, Paraguai, Chile e Portugal.

Em alta