Há 13 anos desenvolvida em Paranaguá, a campanha Papai Noel dos Correios tem realizado o sonho de muitas crianças. Alunos da pré-escola, com cinco anos, até crianças com 12 anos, da Escola Municipal Nascimento Júnior, tiveram suas cartinhas apadrinhadas neste ano. Nesta edição, projeto conseguiu cumprir seu objetivo de atender o pedido de 400 crianças matriculadas na instituição de ensino do município.
A redação de cartas ao Papai Noel estimulou o aprendizado em sala de aula
A entrega dos presentes foi realizada no dia 14 de dezembro na própria instituição de ensino, com a presença do Papai Noel, Mamãe Noel, Maria, José e o menino Jesus, personagem principal da data e não podia ficar de fora. A escola se dedicou a decorar todo o pátio de forma especial e a alegria e ansiedade estavam estampadas no rosto de cada criança.
Os pedidos foram os mais variados, como bicicletas, bolas, bonecas, celular, videogame, patins, skates e até uma cama. A pedagoga e orientadora da Escola Municipal Nascimento Júnior, Flávia Lima, contou que a instituição ficou na torcida para que todas as cartas fossem adotadas.
“A gente queria que todas as crianças da escola, 400 no total, pudessem receber um presente e deu tudo certo. O pessoal dos Correios se esmerou muito, assim como a diretora da escola, todos arregaçaram as mangas e foram atrás. A gente pode perceber que ainda existem pessoas que querem ajudar. O Correio é bastante conhecido e as pessoas dão credibilidade para a ação”, mencionou Flávia.
A campanha não só possibilitou que as crianças realizassem algum dos seus sonhos, como também que os professores trabalhassem valores dentro da sala de aula. “As crianças ficaram muito ansiosas, até a disciplina na escola melhorou. A gente procurou trabalhar muito a questão do dar e receber, da partilha, para se caso não ganhassem o que tinha na cartinha, que considerassem que qualquer presente dado de bom coração é bem-vindo. Conversei meses com eles sobre gentileza, porque o momento é esse, está tudo tão difícil, as pessoas andam tão desacreditadas”, ressaltou Flávia.
Projeto conseguiu cumprir seu objetivo de atender o pedido de 400 crianças matriculadas na instituição de ensino
Muitas das 400 crianças que foram atendidas não iriam receber um presente neste Natal.
“Temos uma grande parcela de alunos carentes. Atendemos crianças que moram na Vila Santa Maria, próximo ao antigo lixão, alunos do Embocuí e da baixada do São Vicente, com histórias de vida bem tristes. A gente sabe que não é a função da escola, mas a gente tem que fazer a diferença”, finalizou Flávia.
A escola se dedicou a decorar todo o pátio de forma especial
CAMPANHA ATINGE SEU OBJETIVO
A gerente dos Correios em Paranaguá, Tânia Armstrong, disse que a campanha é realizada em Paranaguá sempre em alguma escola pública, que demonstra interesse em participar do projeto. “Devido ao endereçamento em Paranaguá ser bastante confuso, a gente não consegue efetuar as entregas e realizar o sonho das crianças. Por isso, preferimos fazer nas escolas, porque sabemos que dá certo”, contou Tânia.
A entrega dos presentes é o auge de toda a preparação, pois é quando as crianças reencontram suas cartinhas com o tão sonhado presente.
“Para mim esse é o momento mais feliz, é uma recarga para o próximo ano. É uma energia muito positiva, porque enquanto houver criança, haverá esperança nesse mundo”, destacou Tânia.
As crianças também têm a oportunidade de desenvolver melhor a produção de textos em sala de aula. Elas recebem as folhas com a logomarca dos Correios para escrever sua cartinha e fazem desenhos ao Papai Noel. “Aqueles que escrevem bem a cartinha e contam que foram bonzinhos durante o ano e que são excelentes alunos, têm as cartas adotadas primeiro”, frisou Tânia.
A entrega dos presentes é o auge de toda a preparação
Devido ao sucesso da campanha e à parceria com a comunidade, bastante solidária com os pedidos, a iniciativa está garantida para 2019. “No ano que vem, se Deus nos permitir, haverá campanha do Papai Noel do Correios de novo. A gente espera contar novamente com essa sociedade maravilhosa que sempre adota as cartinhas, contamos com o apoio de todos para que a gente possa tirar esses sonhos do papel mais uma vez”, afirmou a gerente dos Correios.