Natal

Maria Fumaça de Natal percorrerá municípios do litoral do Paraná

Locomotiva modelo Mallet 204 estará em Antonina, Morretes e Paranaguá

A partir de 6 de dezembro, a Maria Fumaça modelo Mallet 204, totalmente enfeitada e com luzes alusivas ao Natal, percorrerá diversos municípios do Paraná, chegando inclusive ao litoral entre 14 a 17 de dezembro, quando estará chegando aos trilhos de Antonina, Morretes e Paranaguá. O “Trem de Natal” faz parte da ação “Rumo ao Natal”, feita pela concessionária Rumo em parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). 

Segundo a assessoria, a locomotiva é da década de 50 e percorrerá entre 6 a 23 de dezembro cerca de 1,2 mil quilômetros de trilhos na Malha Sul. Além de estar totalmente iluminada e enfeitada, o trem realizará apresentações musicais natalinas. “A Maria Fumaça modelo Mallet 204 foi fabricada em 1950 e é a única em circulação na América do Sul. O veículo foi iluminado com 800 metros corrido de mangueiras de luzes de led e vai percorrer 21 municípios. O trajeto começará no dia 6 de dezembro  na cidade de Lapa, finalizando em 23 de dezembro no município de Rio Negrinho”, completa.

“Em todas as paradas da locomotiva histórica haverá a presença do Papai Noel e duendes. E sempre antes da chegada do trem a população poderá conferir gratuitamente as apresentações de orquestras ou grupos locais”, ressalta a concessionária. 

Rodrigo Machado Thomaz, gestor de Sustentabilidade da Rumo, ressalta que o programa “Rumo ao Natal” possui o objetivo de reforçar a importância da época natalina para famílias paranaenses. “A passagem da locomotiva é aguardada anualmente por diversos moradores dos municípios da Malha Sul. Sempre recebemos mensagens da população em nossas redes sociais perguntando quando o trem iluminado começará sua viagem. A concessionária se sente honrada em poder proporcionar à população momentos inesquecíveis de lazer, alegria e cultura”, completa.

Quando o trem vai passar pelo litoral? 

ca uujbg
Trem de Natal percorrerá diversos locais do Estado a partir de 6 de dezembro (Foto: Rumo/Divulgação)

Segundo a programação prevista para a locomotiva Mallet 204, o “Trem de Natal” deverá chegar ao litoral, em Antonina, em 14 de dezembro às 20h, com circulação da Maria Fumaça e Trupe do Natal. No dia seguinte, será a vez de Morretes, que também receberá a mesma programação às 20h. Em 16 de dezembro, às 19h, a Maria Fumaça natalina realizará às 19h partida de “Dom Pedro II”, passando pelo Porto, pela Avenida Roque Vernalha e chegando ao KM-5 da ferrovia, realizando circulação e apresentação da trupe do Papai Noel, bem como apresentação do Grupo Vozes da Unati a partir das 20h30.

No dia 17 de dezembro, às 19h30, está prevista a passagem do trem por Alexandra, em Paranaguá, com circulação da locomotiva e apresentações natalinas. No mesmo dia, às 21h30, a locomotiva natalina deverá chegar à região do Saquarema, em Morretes, encerrando sua passagem pelo litoral em direção a Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Cuidados e segurança

A concessionária pede que moradores tenham cuidados específicos para assistir ao Trem de Natal em segurança, seguindo as seguintes orientações: 

– Mantenha distância segura de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;

– Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens;

– Nunca tente tocar ou subir nas locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;

– Atenção redobrada às crianças. Pais e responsáveis devem mantê-las em segurança.

Com informações da assessoria

Você também poderá gostar

Maria Fumaça de Natal percorrerá municípios do litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Maria Fumaça de Natal percorrerá municípios do litoral do Paraná

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.