O primeiro Coro da Primeira Igreja Batista (PIB) de Paranaguá surgiu em 1930, sob a regência de Izabel Vilela Camargo. Em 1955, o Coro ressurge formado por jovens e adultos. Dez anos depois, o grupo foi chamado de Coro Hosanas, título que carrega até os dias atuais. Hoje, o grupo celebra 94 anos levando a mensagem do amor de Deus.
A maestrina Marília Pevidor de Carvalho Cavallari explicou como são realizados os ensaios com os coristas. “O ensaio acontece todas as quartas-feiras à noite. Fazemos dois musicais grandes durante o ano, no Natal e no fim de junho, o que demanda um tempo de cerca de três meses de preparação”, relatou Marília.
O coro é composto por membros da igreja que se interessam em participar. “Fazemos um teste para classificação da voz. Nos musicais trabalhamos com kits de ensaio, eu gravo e o pessoal escuta em casa. Tem alguns que sabem música, que sabem ler partitura, mas a grande maioria não, que preferem a letra. A gente acaba descobrindo talentos, sempre vai ter aqueles que se destacam”, explicou Marília.
Momentos marcantes
Em tantos anos do grupo, Marília recorda os momentos mais marcantes do Coro Hosanas. Um deles, o musical ‘Centenário de Fé”.
“Nos 100 anos da igreja, que foi em 2003, ganhamos um musical escrito especialmente para nós, pelo Gilberto Hirsh, ele fez contando toda a história, desde o Samuel Pires de Melo descendo de trem, alugando o terreno, começando a construir a igreja, as perseguições que sofreu, foi uma história bem bonita. Essa é a primeira Igreja Batista no Paraná. Para esse musical, fizemos um trem, uma locomotiva, foi tudo muito lindo., o pessoal todo vestido de época, algo muito marcante”, disse Marília.
“Tivemos um especial também chamado ‘Experiência com Deus’, que mostrou como Deus fala com a gente através das situações, das circunstâncias da vida, das pessoas. Foi um momento em que o neto de uma das coristas tinha sofrido um acidente, foi atropelado e ficou em coma, tivemos muitas experiências com Deus durante esse preparo da cantata, algo com muita emoção. No final, o menino sobreviveu e foi um momento de muita comoção”, afirmou Marília.
“Faz-nos um” foi outro espetáculo preparado pelo Coro Hosanas e apresentado no ano passado que também marcou o grupo. “Na igreja, trabalhamos com autistas, surdos, e todos participaram com coreografia, com todos os ministérios participando. Um momento de inclusão muito bonito”, disse a maestrina.
Impacto da música
A música, segundo ela, tem o poder de trazer coisas boas. “A música só traz coisas boas, começa pela participação social, de estarem em grupo, tem a coisa da unidade, de todos serem iguais. A música também relaxa, quantas vezes já vim para a igreja com dores e sai do ensaio sem. A música tem esse poder de acalmar”, destacou a maestrina.
“Alegrem-se Cristãos” é o nome da cantata de Natal deste ano, que será apresentada no dia 25 de dezembro, às 19h30. “São oito músicas que contam a história do Natal. No ano passado foram histórias que envolviam o Natal, mas agora as canções natalinas contam sobre o nascimento de Jesus, começa desde Maria recebendo o anjo dizendo que ela terá um filho. Embora as músicas não sejam tradicionais, a história será a tradicional de Natal”, contou Marília. Em data prévia, o grupo visita a casa de enfermos. “As pessoas ficam muito comovidas”, concluiu.
Fotos: PIB de Paranaguá