A tradicional campanha de arrecadação de presentes para crianças, realizada há 35 anos pelos Correios, teve mais uma edição em 2024 e é considerada a maior do país. Foram cerca de 300 mil cartas com pedidos de crianças de todo o Brasil. As cartas foram adotadas por pessoas físicas, além de empresas e organizações.
Litoral
No litoral, quase mil cartas de crianças foram adotadas em todas as sete cidades. A novidade desta edição da campanha foi a entrega de presentes para as crianças do Colégio Estadual Indígena Pindoty, na Ilha Cotinga, em Paranaguá, e na Escola Estadual Indígena Kuaray Guatá Porã, em Guaraqueçaba, na comunidade Ceco Grande.
A ação inédita contou com a participação do superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim, que fez um balanço sobre mais esse ano de campanha: “O nosso balanço é muito positivo, foram quase mil cartinhas adotadas em nosso litoral, e pela primeira vez nós adotamos aldeias indígenas no litoral. Ontem mesmo, eu estive pessoalmente nas entregas e nós entregamos em duas ilhas. Então, nosso balanço é o mais positivo possível”, destacou.
Mais uma vez, todas as cartinhas recebidas pelos Correios foram adotadas no litoral. Até o dia 16 de dezembro, todos os presentes já haviam sido entregues na região. As crianças das comunidades indígenas ainda tiveram uma entrega de presentes especial, que contou com a presença do Papai Noel e da Mamãe Noel, no dia 16 de dezembro.
Marcos também contou sobre a emoção de participar da entrega nas comunidades: “Foi algo que a gente vai carregar pra sempre. Esperamos muito refazer isso no ano que vem, em mais comunidades, para tentar alcançar o máximo possível. Mas foi um momento muito emocionante. Eu tenho 28 anos de Correios e, praticamente, nesses 28 anos, estive de uma forma ou outra envolvido nesta campanha. Foi uma entrega que eu não tenho palavras para justificar a emoção de ver aquelas crianças que nunca tinham visto um Papai Noel. Entre choros e suor, foi muito gratificante”, destaca.
A campanha
Os Correios, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações, promovem a campanha há 35 anos.
Além das cartinhas das crianças, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a expressar seus desejos ao Papai Noel. O objetivo é incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.
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