Após os atos antidemocráticos e vandalismo ocorridos em Brasília na tarde de domingo, 8, por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) emitiu uma nota oficial, na qual repudia a violência registrada.
“A Justiça Eleitoral do Paraná, formada por cidadãs e cidadãos responsáveis pela lisura e transparência das eleições, representada por seu presidente, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, repudia os atos de violência e ataques contra a democracia, ocorridos neste domingo, 8, em Brasília”, dia a nota publicada nas redes sociais.
O TRE-PR ainda menciona a importância de respeitar a Constituição. “A República Federativa do Brasil, constituída em Estado Democrático de Direito, é também formada pelo respeito às instituições e respeito ao pluralismo político, e todas as pessoas devem se curvar e respeitar a Constituição da República Federativa do Brasil”, reiterou a nota.
Os manifestantes apoiadores do ex-presidente invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida. O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.
Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros e móveis.
Com informações do TRE-PR e Agência Brasil