Em 20 de dezembro, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), pediu o apoio de moradores e turistas do litoral do Paraná para continuidade da atuação das equipes, com presença de veículos nas praias do Estado durante a temporada de verão. Atuante desde 2015 na região, o projeto realiza contínuo resgate e tratamento de animais marinhos no litoral paranaense, sendo um instrumento importante para a sustentabilidade e preservação ambiental.
“Se você já viu os carros identificados com os adesivos do LEC e PMP-BS pelas praias do Paraná, saiba que eles estão circulando por motivos muito importantes: a avaliação da saúde do oceano e conservação da vida marinha”, afirma a assessoria. Segundo o LEC, desde 2015 é feito o monitoramento diário nas praias do litoral paranaense para “observar, resgatar e coletar dados sobre animais costeiros e marinhos debilitados ou mortos”.
De acordo com o PMP-BS, além de resgatar animais marinhos como tartarugas, aves e mamíferos, “a equipe coleta informações que ajudam a formular políticas públicas e estratégias para proteger a biodiversidade marinha, a saúde dos ecossistemas e sensibilizar a população sobre a importância de conservar nosso litoral”, completa.
“Ao encontrar nossa equipe em ação, lembre-se: seu apoio faz a diferença”, afirma o LEC.
PMP-BS
“A realização do PMP-BS é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. No estado do Paraná, Trecho 6, a execução é realizada pela equipe LEC/UFPR (@lecufpr e www.lecufpr.net)”, finaliza o Laboratório.
Com informações do LEC – PMP/BS