Meio Ambiente

Unidade de Conservação pode ser criada na Ilha dos Valadares

Localizada na região sul da ilha, área é rica em biodiversidade

y8y95ae7

Uma consulta pública para apresentação do plano de criação e implementação de uma Unidade de Conservação (UC) na Ilha dos Valadares será realizada no dia 22 de junho, em Paranaguá. A criação de uma UC mais ao sul da Ilha pode contribuir para a conservação da fauna e da flora e também com o desenvolvimento socioeconômico.

A consulta pública acontecerá no Salão Social da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, às 19h. A Prefeitura de Paranaguá, a Detzel Gestão Ambiental e a TCP (empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá) estão envolvidas no processo de criação da Unidade de Conservação.

Segundo a TCP, a participação na criação da Unidade de Conservação na Ilha dos Valadares faz parte de uma condicionante e está estritamente ligada à contratação da agência Detzel para a elaboração do estudo técnico de viabilização da unidade, o qual já foi entregue e publicado. 

ee7l7z7o
A criação de uma Unidade de Conservação na Ilha dos Valadares pode trazer benefícios significativos para a cidade de Paranaguá, tanto em termos ambientais quanto socioeconômicos Foto: Alessandro Vieira/AEN

 

Estudo técnico

O documento, disponibilizado on-line, traz alguns detalhes da região que poderá abranger a Unidade de Conservação, denominada Parque Ilha dos Valadares, determinada pelo Decreto Municipal nº 3.768/16, em uma área de aproximadamente 410 mil m².

Para a criação da UC se considera os aspectos socioambientais da região e toda a riqueza de fauna e flora envolvida, essa com domínio da Mata Atlântica.

De acordo com o estudo técnico, foi constatada a presença de duas espécies presentes nas listas de espécies ameaçadas da flora, tanto a nível estadual, nacional e internacional: a araucária e o palmito-juçara. “No contexto da avifauna que ocorre na região de Paranaguá, esta é rica e diversificada, considerando a localização estratégica do município em uma das zonas mais relevantes da Mata Atlântica e a variedade de hábitats ocupados pelas aves, que variam entre ambientes costeiros, marinhos e florestais. A compilação das listas de ocorrências de espécies da avifauna para a região da Ilha dos Valadares confirmou a ocorrência de 215 espécies”, descreveu o estudo.

Quanto à fauna, a área de abrangência da UC possui 31 espécies de médio e grande porte de mamíferos, entre elas a toninha, a única espécie de golfinho em ameaça de extinção no Brasil; 27 espécies de anfíbios, 64 espécies de peixes e 18 espécies de crustáceos.

Vantagens a Paranaguá

O superintendente de Controle e Análise Processual Administrativo, da Secretaria Municipal de Urbanismo de Paranaguá, Átila Shiroma de Souza, explicou que a região em questão é a mais preservada, localizada no sul da Ilha dos Valadares.

“Para que a Ilha dos Valadares, localizada na cidade de Paranaguá, se torne uma unidade de conservação, é necessário um processo legal que inclui a criação e o estabelecimento de uma área protegida, reconhecida e regulamentada pelo poder público, seguindo rigorosamente o rito estabelecido na lei que regula a criação de unidades de conservação no Brasil é a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, conhecida como Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)”, elucidou Átila.

Segundo ele, a criação de uma Unidade de Conservação ajudaria a proteger os recursos naturais da região, como a biodiversidade e os ecossistemas presentes na Ilha dos Valadares. “Seria possível preservar a fauna, a flora e os habitats existentes, contribuindo para a manutenção dos processos ecológicos e evitando a perda de espécies ameaçadas ou em risco de extinção”, disse Átila.

Também haveria benefícios em termos socioeconômicos, impulsionando o turismo na região.

“A Ilha dos Valadares possui belezas naturais únicas e a preservação desses atrativos naturais poderia atrair visitantes interessados em atividades de ecoturismo e turismo sustentável. Isso poderia gerar empregos diretos e indiretos, movimentar a economia local e valorizar o patrimônio natural e cultural da região”, afirmou o profissional da Secretaria de Urbanismo.

Além disso, a unidade de conservação poderia promover a educação ambiental e o engajamento da comunidade local na conservação e preservação do ambiente natural. “Poderiam ser oferecidas oportunidades de participação em projetos de pesquisa, monitoramento e manejo dos recursos naturais, fortalecendo a conscientização sobre a importância da conservação ambiental e estimulando a responsabilidade coletiva em relação ao meio ambiente”, considerou Átila.

O diagnóstico socioambiental de estudos técnicos e a proposta de categoria de manejo e delimitação da Unidade de Conservação estão disponíveis em: https://www.tcp.com.br/em-junho-acontece-consulta-publica-sobre-plano-de-criacao-de-unidade-de-conservacao-na-ilha-dos-valadares/.

Você também poderá gostar

Unidade de Conservação pode ser criada na Ilha dos Valadares

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Unidade de Conservação pode ser criada na Ilha dos ValadaresAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.