Meio Ambiente

Técnicos da Semma realizam transplantes de árvores em Paranaguá

Há necessidade de um laudo técnico para o transplante de árvores na cidade

3lmlwz7

A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está realizando alguns transplantes de árvores na cidade. A técnica permite remover árvores de um terreno e replantá-las em outro local, garantindo a ela maior longevidade.

De acordo com o PMAU (Plano Municipal de Arborização Urbana) a técnica de transplante de árvores consiste em transferir de um local para outro uma árvore existente, com suas raízes. “Para executar um transplante, o corte das raízes e do torrão deverão ser precedidos pela escavação de trincheira, a pelo menos 1 metro do tronco, a qual deverá atingir em torno de 1 metro de profundidade. O torrão deverá ser amarrado com sacos de aniagem ou similar antes de içá-los, de modo a mantê-los firmes durante o transporte”, explicou o Engenheiro Florestal da Semma, Rodrigo Delonga.

De acordo com a Semma, após a árvore ser replantada no novo local, poderá haver a necessidade de providenciar o seu escoramento, a fim de que ela não caia com a incidência de ventos, principalmente se o novo local estiver com intensa circulação de pedestres.

“Em geral, o transplante é exigido quando da implantação de empreendimentos, reformas ou benfeitorias, públicos ou privados, e não exista solução técnica comprovada que evite a necessidade da extração ou corte. Mas vale destacar que sempre que o espécime vegetal constituir exemplar de relevante interesse ecológico (espécie rara, ameaça de extinção, matrizes, etc.), cultural ou histórico, o seu transplante deverá ser priorizado, independentemente do seu porte”, relatou o Engenheiro Florestal da Semma.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que um dos grandes objetivos na realização de um transplante é reutilizar a árvore transplantada como porta-sementes, visando a produção de mudas pelo Horto Florestal Municipal.

Para ser realizado é necessário um laudo técnico.  “Lembrando, os transplantes vegetais, quando necessários, deverão ser previamente autorizados pela Semma e executados conforme os critérios técnicos, cabendo à Semma definir o local de destino dos transplantes”, explicou o Engenheiro Florestal da Semma, Rodrigo Delonga.

Em Paranaguá, há duas equipes que realizam poda e corte de árvores que estão em via pública. De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Diego Delfino, esse trabalho é realizado após uma análise técnica do setor junto a Semma. “Nós contamos com dois engenheiros florestais, que analisam a necessidade de intervenção em árvores que estão em via pública”, pontuou.

Para mais esclarecimentos, o cidadão pode entrar em contato com o Departamento de Cadastro, Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente através dos telefones: (41) 3420-2967 e (41) 3420-6142, ou ainda pelo e-mail: [email protected].


Técnicos da Semma realizam transplantes de árvores em ParanaguáAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Técnicos da Semma realizam transplantes de árvores em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar