O município de Guaratuba realizou, de 22 a 28 de outubro, a Semana Lixo Zero com o objetivo de propor a reflexão e conscientização ambiental acerca da temática dos resíduos. Dentre as atividades, foram realizadas palestras nas escolas municipais e estaduais e campanhas de limpeza e reciclagem.
De acordo com o Instituto Guaju, a semana contou com mutirão de limpeza, oficina de tampinhas que viram arte, conscientização sobre destinação do óleo, compostagem. Feira de Trocas e jogos pedagógicos.
Conferência
“O ponto alto da semana foi a I Conferência Lixo Zero “Fala aí Coletor!”, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Guaratuba no dia 26 de outubro. Naquela noite, aproximadamente 90 trabalhadores engajados nas questões de resíduos (varredores, coletores, trabalhadores da usina de reciclagem e trabalhadores da coleta nos caminhões) reuniram-se, e, através de seus representantes contaram detalhes de suas histórias de vida e deram um show de “dicas” de como nós enquanto cidadãos e aqueles que nos visitam podem contribuir para a qualidade de vida e segurança dos trabalhadores com gestos práticos e diários em nossa cidade”, divulgou o Instituto Guaju.
Os relatos dos trabalhadores durante a Conferência oportunizaram a criação da “Carta ao Cidadão Guaratubano e aqueles que nos visitam”. “A mesma será validada pelos presentes e amplamente divulgada como um gesto concreto em prol do aumento dos nossos índices de reciclagem e melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores, evitando acidentes”, disse o Instituto Guaju.
Participação da comunidade
A Semana Lixo Zero resultou em 14 escolas visitadas, 16 palestras socioambientais e mais de 480 estudantes do ensino fundamental e médio impactados diretamente.
“Em nome do Instituto Guaju, gostaríamos de agradecer a união de esforços das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, e Educação, da Câmara de Vereadores de Guaratuba, do Movimento Lixo Zero Guaratuba, ACIG, INPAR, ISEPE, Transresíduos, Detrisul, Reset Soluções Ambientais, Hotel Cabana Suíça, Spazio Marine Hotel e Floricultura Rosa dos Ventos pelo engajamento em prol desta causa que é de todos. Graças a este esforço coletivo nosso evento está inserido e conta com o do Instituto Lixo Zero Brasil e Paraná Lixo Zero”, destacou o coordenador da Semana pelo Instituto Guaju, professor Fabiano Cecilio da Silva.
Ações continuam
As ações iniciadas no evento continuam nas escolas municipais, que estão montando quadros mosaicos de tampinhas de garrafa para uma futura exposição. Já nas escolas estaduais, segue a competição de coleta de óleo de cozinha usado. “Estamos felizes pelo estrito cumprimento da Lei n.º 1899/2021 em nossa cidade e agradecidos pela receptividade da comunidade”, concluiu Fabiano.
Com informações do Instituto Guaju