Meio Ambiente

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

Projeto do Leão XIII é destaque na 5.ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

4k8vqar6 1584450564

O debate sobre meio ambiente e sustentabilidade nunca esteve tão presente. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido à falta de chuva e a destruição dos mananciais e a constatação de que se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma, que a vida como a conhecemos deixará de existir.

1(20)

Partindo desse princípio, os estudantes das turmas dos 7.º e 8.º anos orientados pela Professora Fabiana Cruz Pontes Rodrigues, durante as aulas de Laboratório de Ciências, discutiram sobre a importância da preservação da água como um recurso essencial para a sobrevivência dos seres vivos.

Cada turma idealizou um projeto e elegeu dois representantes para expor suas ideias durante a Conferência, realizada no dia 16 de março no Colégio. Por aclamação, o Projeto de Reaproveitamento da Água da Chuva, da turma do 8.º B, exposto pelos estudantes Emanuel Teixeira Nascimento e Marina Castellain Martello, foi eleito para representar o Colégio na 2.ª etapa da Conferência.

2(41)

O projeto consiste na instalação de cisternas em pontos estratégicos para o recolhimento da água da chuva e reaproveitá-la em lavagem de áreas externas e irrigação da horta escolar.

Posteriormente, no dia 23 de março ocorreu no Salão Nobre do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá, a 2.ª etapa da Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, onde jovens estudantes entre 11 e 14 anos discutiram junto com a comunidade escolar soluções para o melhor aproveitamento da água no Brasil.

 

O Colégio Diocesano Leão XIII ainda representado pelos alunos Emanuel Teixeira Nascimento e Marina Castellain Martello expressaram de forma convincente a importância do seu projeto e de disseminar essa ideia a outras escolas e comunidades.

3(19)

Na próxima etapa, o Colégio Leão XIII participará em Foz de Iguaçu da terceira etapa, onde defenderá o projeto na Conferência Estadual juntamente com outros estudantes classificados em diversas regiões do  Paraná.

A Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, Professora Rosiane Russi da Costa, ressalta que o Colégio tem um compromisso permanente, com as questões ambientais, principalmente tentando deixar um legado de preservação aos seus educandos, formando cidadãos, para que haja uma maior consciência nas populações futuras.

4(8)

 

 

Você também poderá gostar

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.