O debate sobre meio ambiente e sustentabilidade nunca esteve tão presente. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido à falta de chuva e a destruição dos mananciais e a constatação de que se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma, que a vida como a conhecemos deixará de existir.
Partindo desse princípio, os estudantes das turmas dos 7.º e 8.º anos orientados pela Professora Fabiana Cruz Pontes Rodrigues, durante as aulas de Laboratório de Ciências, discutiram sobre a importância da preservação da água como um recurso essencial para a sobrevivência dos seres vivos.
Cada turma idealizou um projeto e elegeu dois representantes para expor suas ideias durante a Conferência, realizada no dia 16 de março no Colégio. Por aclamação, o Projeto de Reaproveitamento da Água da Chuva, da turma do 8.º B, exposto pelos estudantes Emanuel Teixeira Nascimento e Marina Castellain Martello, foi eleito para representar o Colégio na 2.ª etapa da Conferência.
O projeto consiste na instalação de cisternas em pontos estratégicos para o recolhimento da água da chuva e reaproveitá-la em lavagem de áreas externas e irrigação da horta escolar.
Posteriormente, no dia 23 de março ocorreu no Salão Nobre do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá, a 2.ª etapa da Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, onde jovens estudantes entre 11 e 14 anos discutiram junto com a comunidade escolar soluções para o melhor aproveitamento da água no Brasil.
O Colégio Diocesano Leão XIII ainda representado pelos alunos Emanuel Teixeira Nascimento e Marina Castellain Martello expressaram de forma convincente a importância do seu projeto e de disseminar essa ideia a outras escolas e comunidades.
Na próxima etapa, o Colégio Leão XIII participará em Foz de Iguaçu da terceira etapa, onde defenderá o projeto na Conferência Estadual juntamente com outros estudantes classificados em diversas regiões do Paraná.
A Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, Professora Rosiane Russi da Costa, ressalta que o Colégio tem um compromisso permanente, com as questões ambientais, principalmente tentando deixar um legado de preservação aos seus educandos, formando cidadãos, para que haja uma maior consciência nas populações futuras.