Meio Ambiente

Projeto Mar completa 10 anos e receberá Certificação do Selo ODS 2018

Cerimônia de entrega acontece na terça-feira, 30, no Congresso Sesi

emjjjhjy 1584439685

A Folha do Litoral News foi selecionada para receber o selo ODS 2018 pelo Sesi no Paraná. A iniciativa reconhece, valoriza e divulga boas práticas realizadas por instituições que atingem algum dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas.

A Folha do Litoral News atingiu o ODS 14: conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, por meio do Projeto Mar, realizado desde 2008, idealizado por Antonio Saad Gebran Sobrinho, visando a veicular peças publicitárias e matérias voltadas para o incentivo à conscientização para questões ligadas ao meio ambiente.

A cerimônia de entrega das certificações e dos prêmios será realizada hoje, 30 de outubro, na Federação das Indústrias do Paraná, como parte do Congresso Sesi ODS em Curitiba.

Instituições mais Participativas

A terceira edição do Prêmio Sesi ODS, superou o ano anterior e recebeu 361 candidaturas de instituições que inscreveram suas melhores práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O Prêmio Sesi ODS

Oferecido pelo Sistema FIEP, por meio do Sesi no Paraná, a premiação tem o objetivo de estimular e reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, Poder Público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino para a promoção de dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 30 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A Agenda 30 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional assinado em 2015, por 193 países, durante a Assembleia Geral da ONU. Na ocasião, o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar metas de desenvolvimento sustentável a serem alcançadas até 2030.

CONQUISTAS

A Folha do Litoral News já foi certificada três vezes com o selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Em 2015, houve a transição dos ODM para os ODS, com a ampliação dos objetivos e com um desafio ainda maior.

foto1jacque“Temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável”, afirmou a membro do conselho editorial da Folha do Litoral, Jacqueline Guimbala

Segundo Jacqueline Guimbala, membro do conselho editorial do jornal, a certificação valida que os meios de comunicação têm um papel importante na formação de opinião pública e orientação de boas ações. “Utilizamos o jornal impresso e a nossa plataforma digital disponibilizando notícias, campanhas, vídeos, agenda de eventos, serviços e indicadores. Sabemos que a mídia tem responsabilidades quanto ao seu conteúdo e a credibilidade. Temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo resultados econômicos satisfatórios a nossa região, equidade social e respeito ao meio ambiente”, assegurou.

foto2luiz(1)“O selo ODS é um reconhecimento que nos motiva a continuar com este trabalho”, disse o membro do conselho editorial, Luiz Carlos Bonzatto

De acordo com o membro do conselho editorial da Folha do Litoral News, Luiz Carlos Bonzatto, é importante que todos estejam engajados com a causa e dispostos a fazer a diferença. “É relevante que todos os setores da sociedade, independente da posição que ocupam, façam a sua parte para que o futuro seja mais próspero e para que todos tenham mais qualidade de vida, pois os ODS abrangem diversos segmentos, nos quais precisam da cooperação e da dedicação de empresas, organizações, entidades e associações para que o mundo seja um lugar mais justo e sustentável. A Folha do Litoral News tem procurado atingir esse objetivo e prosseguir com o Projeto Mar, porque o selo ODS é um reconhecimento que nos motiva a continuar com este trabalho”, afirmou.

foto3gebran“Os ODS são janelas de oportunidades para as transformações”, destacou o membro do conselho editorial, Antonio Saad Gebran Sobrinho

Para Antonio Saad Gebran Sobrinho, membro do conselho editorial, é excelente ter um trabalho reconhecido. “Se por um lado a certificação dos ODS nos engrandece, por outro, aumenta o nosso compromisso, cobra-nos mais responsabilidade. Chancela o nosso vínculo com o Estado do Paraná e com o Brasil, além de ultrapassar fronteiras, em razão do nosso site. Sustentabilidade é uma atividade de gestão que demanda planejamento, governança e metas para atingir resultados. Muito além do discurso, a excelência das boas práticas é quem promove a transformação de realidades que não queremos mais. Estamos olhando para o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões: econômica, social, ambiental e institucional”, frisou Gebran.

Segundo ele, é preciso quebrar paradigmas, sair do ostracismo e assumir de vez a liderança na resolução de desafios sociais; dentre elas o meio ambiente. “Os ODS são janelas de oportunidades para as transformações. À medida que a globalização e a disrupção digital elevam o padrão para os negócios, nós gestores, estamos adotando a oportunidade de transformar a maneira como vivemos, trabalhamos e atuamos. Apostamos na necessidade de redefinir as abordagens e os modelos de negócios para apoiar uma economia global responsável e sustentável”, acrescentou Gebran.

O Projeto Mar da Folha do Litoral News, portanto, objetiva contribuir com a Agenda 2030 agindo regionalmente no ODS 14. “Para nós, é extremamente relevante. Somos uma empresa da cidade de Paranaguá, feita para os parnanguaras e para o litoral paranaense impactando no nosso Estado e Brasil, em função do porto que tem uma posição estratégica de mercado para a economia mundial”, completou Gebran.

foto4odsEdição do ano passado reuniu diversos projetos de todo o Estado

ENGAJAMENTO

A Folha do Litoral News agradece a todos os colaboradores e gestores do Projeto Mar, bem como, aos apoiadores que são imprescindíveis para o engajamento do projeto, como as empresas Cattalini Terminais Marítimos, Rocha Terminais Portuários, Multitrans, Viação Rocio, Fospar, Mosaic e Cargill.

SOBRE OS ODS

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram destaque da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em setembro de 2015, em Nova Iorque. Protagonistas na Agenda 2030 da ONU, são uma evolução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e têm foco em cinco Ps – pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias – para que a humanidade chegue a 2030 com desenvolvimento sustentável. No Paraná, o Sesi é um dos principais agentes a trabalhar em prol dos ODS e de sua divulgação.

O acordo contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança e meios de implementação.

SESI PARANÁ

Desde 2004, o Sesi no Paraná lidera no Estado o trabalho de divulgação, mobilização e acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os 10 anos de trabalho tornaram o Sesi referência e, desde 2015, com a aprovação da Agenda 2030 da ONU, encabeça a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Paraná.

SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do Poder Público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, além de capacitação executiva.

Você também poderá gostar

Projeto Mar completa 10 anos e receberá Certificação do Selo ODS 2018

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.