Meio Ambiente

Projeto Iguapé, da Paranaguá Saneamento, levará educação ambiental a 15 escolas públicas da cidade

O segundo dia de atividades ocorreu na escola municipal Dr. Aníbal Ribeiro Filho

O projeto foi desenvolvido para ampliar o conhecimento sobre o ciclo da água e sua relação direta com a saúde, a qualidade de vida e o meio ambiente (Foto: Folha do Litoral News)

O projeto foi desenvolvido para ampliar o conhecimento sobre o ciclo da água e sua relação direta com a saúde, a qualidade de vida e o meio ambiente (Foto: Folha do Litoral News)

O projeto “Iguapé – A Arte e a Ciência de Sanear”, da Paranaguá Saneamento, está sendo realizado nas escolas municipais de Paranaguá. A iniciativa permanecerá no município por dez dias, percorrendo 15 unidades de ensino com uma proposta itinerante de educação ambiental que combina arte, ciência e tecnologia para conscientizar crianças e jovens sobre a importância do saneamento básico e da preservação dos recursos hídricos.

Segundo a concessionária, o projeto foi desenvolvido para ampliar o conhecimento sobre o ciclo da água e sua relação direta com a saúde, a qualidade de vida e o meio ambiente. O segundo dia de atividades ocorreu na terça-feira, 16, na escola municipal Dr. Aníbal Ribeiro Filho.

Foco no saneamento básico 

Na ocasião, o diretor-geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza, destacou o que diferencia o Projeto Iguapé de outras ações de educação ambiental já realizadas. Segundo ele, o diferencial está no foco específico no saneamento básico e na personalização do conteúdo para a realidade de Paranaguá. “Nós temos uma atividade em que utilizamos os óculos de realidade virtual e ele simula todo o curso da água aqui de Paranaguá, no rio Itiberê, até chegar às nossas captações para tratamento e distribuição da água”, explica.

“A Paranaguá Saneamento faz bastante projetos sociais, sempre com o objetivo de estar mais próximo da população. Então, a gente, além de prestar um bom serviço, buscando a excelência de serviço, também quer deixar um legado para a cidade, trazendo essa educação ambiental, principalmente para os jovens”, afirma o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza (Foto: Paranaguá Saneamento)
“A Paranaguá Saneamento faz bastante projetos sociais, sempre com o objetivo de estar mais próximo da população. Então, a gente, além de prestar um bom serviço, buscando a excelência de serviço, também quer deixar um legado para a cidade, trazendo essa educação ambiental, principalmente para os jovens”, afirma o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza (Foto: Folha do Litoral News)

Além disso, Wagner explica que os alunos das escolas atendidas pelo projeto participarão de uma aula-show interativa, onde cientistas encenam o percurso da água no planeta e explicam como o saneamento transforma a qualidade de vida das pessoas. “Esta aula show é bem interativa, bem lúdica, e o pessoal teatral encena qual é o percurso da água, simula algumas poluições no rio, o que acontece com a água. Então é bem interessante, bem legal, bem interativo”, destaca.

“A Paranaguá Saneamento realiza bastante projetos sociais, sempre com o objetivo de estar mais próximo da população. Então, além de prestarmos um bom serviço, buscando a excelência de serviço, também queremos deixar um legado para a cidade, trazendo essa educação ambiental, principalmente para os jovens”, finaliza Souza.

Atividades voltadas para escolas públicas 

Anne Martins, coordenadora de equipe do Projeto Iguapé, explica que o projeto surgiu da vontade de educadores e de empresas de fazerem atividades voltadas para a escola pública, levando atividades que contemplam várias frentes do ensino. “São projetos que trabalham com a questão da interdisciplinaridade. Então, criamos várias atividades, que são elas: ateliê, onde a gente trabalha a parte lúdica da criança, que é aquele momento mão na massa, apresentamos vários materiais diferenciados que elas usualmente não usam, não têm acesso, e levamos esse material para elas colocarem ali as suas emoções”, frisa.

 “Abordamos que o nosso projeto é um projeto pelo reino das águas. O que significa isso? Significa que a criança vai aprofundar os conhecimentos acerca desse bem tão valioso, mas que não é durável”, ressalta a coordenadora de equipe do Projeto Iguapé, Anne Martins (Foto: Folha do Litoral News)
“Abordamos que o nosso projeto é um projeto pelo reino das águas. O que significa isso? Significa que a criança vai aprofundar os conhecimentos acerca desse bem tão valioso, mas que não é durável”, ressalta a coordenadora de equipe do Projeto Iguapé, Anne Martins (Foto: Folha do Litoral News)

“Abordamos que o nosso projeto é um projeto pelo reino das águas. O que significa isso? Significa que a criança vai aprofundar os conhecimentos acerca desse bem tão valioso, mas que não é durável. Também fazemos atividades com a realidade virtual, que é um passeio pelos rios das regiões”, ressalta.

Conhecimento e conscientização sobre consumo d’água 

O projeto contempla também atividades que ampliam o conhecimento e a consciência da criança acerca do consumo de água, principalmente na hora de lavar as mãos e escovar os dentes. “Também temos atividade voltada para o laboratório de ciências, que é um momento também de mão na massa, que onde ela vai participar da etapa de fluidificação, a etapa que trabalha também a limpeza. Ela vê água suja entrando e depois água limpa aparecendo. Então, é um encantamento para a criança”, salienta a coordenadora.

Fotos: Folha do Litoral News

“Além disso, temos a atividade de lagoas, que é o momento mais lúdico, o momento em que ela trabalha a expressão corporal, a expressão musical e o movimento do corpo, assim como o movimento das águas como um todo”, finaliza Anne Martins.


Projeto Iguapé, da Paranaguá Saneamento, levará educação ambiental a 15 escolas públicas da cidadeAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).

Projeto Iguapé, da Paranaguá Saneamento, levará educação ambiental a 15 escolas públicas da cidade

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar