Connect with us

Meio Ambiente

Programa de Logística Sustentável da Cattalini incentiva consciência ambiental

Iniciativa mobiliza colaboradores para a preservação ambiental

Publicado

em

Uma iniciativa aparentemente simples, mas com resultados que podem beneficiar um grande número de pessoas e incentivar a preservação ambiental. O recém-lançado Programa de Logística Sustentável, da Cattalini Terminais Marítimos, está mobilizando os colaboradores da empresa sobre a importância da separação do papel usado nas áreas administrativas e a sua reutilização.

No lugar das tradicionais lixeiras, caixas dispostas ao lado das máquinas impressoras e computadores recebem os papeis de forma organizada. A partir de agora, todo o papel usado será destinado à produção de blocos de anotações para os colaboradores. Com o desenvolvimento do projeto a expectativa para 2021 é transformar o material descartado em agendas sustentáveis.

O programa também incentiva a redução de custos, evitando o desperdício. “Vamos fomentar a participação de todos nesse programa, fazendo com que as pessoas reavaliem os papeis que são descartados no lixo e quais podem ser reutilizados. Também buscamos criar a conscientização na utilização de insumos, com o uso de xícaras e garrafinhas no lugar de copos descartáveis”, destacou a engenheira ambiental Gabriella Rodrigues Leal da Silva, encarregada do setor de Saúde, Segurança, Proteção Ambiental e Qualidade (SSPAQ).

Outra medida foi a adoção de lixeiras para descarte de resíduos. Os materiais recicláveis são destinados às lixeiras de cor laranja e doados para Cooperativas de Recicladores, em Paranaguá. O demais resíduos não-recicláveis são depositados nas lixeiras de cor preta e enviados ao aterro sanitário licenciado.

“Com apenas duas lixeiras, criamos a consciência do que consumimos e a correta destinação dos resíduos. Acreditamos que pequenas atitudes individuais geram grandes resultados no coletivo”, finalizou Gabriella Leal.

Fonte: Da Assessoria